Expointer 2020, comunicação digital

Leia o comentário do engenheiro agrônomo Nilo Cortez.


0

O instrumento mais antigo criado para localização do homem, foi na navegação no século 11 a bússola, invento chinês. Na Segunda Guerra Mundial começou a ser usado o rádio navegação, mas não tinha boa precisão devido a distância e relevo. Só em 1970 veio os primeiros sistemas de posicionamento por satélites com cobertura global GNNSS.

O primeiro deles e bem conhecido entre nós foi o GPS Sistema de Posicionamento Global de origem americana. Também tem o russo GLONASS. O GALILEU da União Europeia e o chinês BeiDou. (Fonte Revista Cultivar- Agricultura Digital).

De uma forma geral os sistemas são formados por diversos satélites, estações fixas no solo, e os receptores dos usuários. Todos interligados e fazendo triangulações de sinais que dão o posicionamento. Na agricultura estão sendo usado para marcar pontos nas lavouras, gestão remota de máquinas e implementos, uso de piloto automático, fazer mapas, e muitas outros usos. Para o bom funcionamento fazem uma série de cálculos e compensações automáticas para diminuição de erros e distâncias e tempo. Com isso é possível, por exemplo, manter a máquina plantando na linha, distribuindo quantidades de fertilizantes para cada área da lavoura. O sistema mais famoso para correção tem a sigla RTK.

O georreferenciamento permite também monitorar a colheita, produtividade, fazer mapas para adubação, amostragem de plantas, inços, pragas e doenças e ainda tipos de solo. Tudo isto e mais um pouco são a chamada de “Agricultura de Precisão” que vem ganhando espaço e é o futuro da tecnologia rural.

A EXPOINTER 2020 considerada a digital vem mostrar estas tecnologias. Se não se pode entrar no Parque Assis Brasil devido a pandemia, pode usando a tecnologia de casa acompanhar o que se quer entrando em WWW.expointer.rs.gov.br e escolher.

Estou procurando acompanhar e tive alguma dificuldade de sinal. Sei que no interior há locais sem sinal ou em outros não bons. Aos poucos a tecnologia vai superando os obstáculos. Já há disponível sistemas que ligam direto com satélites e ou estações de sinais. Tem lá seu custo e pode ser uma boa plataforma de candidatos levar a internet a todos os pontos de nosso meio rural. As escolas, assistência técnica e instituições públicas também estariam favorecidas.

A EMATER tem utilizado e está fazendo isto na EXPOINTER e pode ser acompanhada. Bem como acompanhar as mais diferentes máquinas e equipamentos, os 1017 animais ovinos, bovinos, equinos de 18 raças diferentes. As programações estrarão disponíveis de 26 de setembro a 4 de outubro com os respectivos horários e canais.

Nos restantes dias que faltam a EMATER vai apresentar:

  • Durante todo o período produtos da Feira da Agroindústria familiar.
  • Dia 29 – Canal Agro 14:30 Pecanicultura (Noz-pecã)
    16:00 Agricultura familiar e PENAE Programa Nacional de Alimentação Escolar
  • Dia 30 – Canal EMATER 8:30 Segurança do aplicador EPI
    14:30 Lançamento campanha Rural Conectado
  • Dia 1 – Canal EMATER 14:00 Desafios e potencialidades para o meio rural
    O abastecimento de água.
  • Dia 2 – Canal EMATER 14:00 Povos e comunidades tradicionais e geração
    de renda.
    15:30 Seminário produção de alfafa
  • Dia 3 – Canal Agro 14:30 Rastreabilidade de produtos vegetais frescos.
    16:00 Bioinsumo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui