Exposição Fotográfica Lajeado 130 anos será aberta nesta quinta-feira

A exposição é composta por fotos antigas de construções, instituições e momentos emblemáticos da cidade


0
Foto do Engenho é uma das 36 imagens que integram a exposição (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (14) ocorrerá a abertura da Exposição Fotográfica Lajeado 130 anos na Casa de Cultura. Em alusão ao aniversário da cidade, que comemorou 130 anos de emancipação no dia 26 de janeiro, a exposição é composta por fotos antigas de construções, instituições e momentos emblemáticos da cidade. O evento será aberto ao público.

Pessoas da comunidade e empresas participaram da exposição trazendo fotos de arquivos pessoais que contribuem para contar a história da cidade. Fotos do Arquivo Histórico Municipal também foram selecionadas para compor a exposição. As imagens foram garimpadas, digitalizadas e restauradas para serem representadas com outro olhar.

Além das fotos, foram produzidos vídeos com relatos de pessoas da comunidade que contaram curiosidades e histórias por trás de cada registro. Em razão disso, a orientação para quem for prestigiar a mostra é levar consigo um fone de ouvido e celular para a visualização dos vídeos, que estarão disponíveis por meio de um QR Code.

“Reunir imagens do passado e contar a história por trás delas é uma forma diferente de homenagearmos a nossa cidade, falar de uma Lajeado antiga, mas que ainda existe. O público será convidado a voltar no tempo e descobrir pequenas curiosidades, contadas por personalidades do município. São imagens, vídeos e histórias que passarão a integrar o acervo do município e ficarão disponíveis nos canais digitais da Prefeitura”, explicou a coordenadora da Assessoria da Comunicação da Prefeitura, Francini Ledur.

Uma das fotos que integram a exposição é a do Engenho, construção que deu início ao povoamento de Lajeado. A história por trás dessa fotografia foi contada pelo advogado Sérgio Mello Jaeger, já que seu trisavô, Henrique Luiz Jaeger, foi o responsável pela obra na época.

A exposição poderá ser conferida na Casa de Cultura até o dia 29 de outubro.

Sobre a autoria das imagens

A maior parte das imagens da exposição não tem autoria conhecida. Os visitantes que eventualmente souberem identificar com certeza o autor de alguma das fotografias pode enviar e-mail com a informação para gap.imprensa@lajeado.rs.gov.br para que seja providenciada a identificação.

Sobre como contribuir com registros históricos

O projeto que se inicia com a exposição é uma obra em construção. Pessoas interessadas em colaborar com o envio de outras imagens históricas e/ou com a gravação de depoimentos relatando episódios dos 130 anos de Lajeado podem enviar e-mail com a fotografia digitalizada ou informações sobre como proceder para que a Prefeitura possa ter acesso ao material. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui