Exposição fotográfica que retrata a história de Lajeado é aberta ao público para visitação

Evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (14), na Casa de Cultura. Imagens históricas foram garimpadas, digitalizadas e restauradas


0

Com a imagem de um dos locais que deu início ao povoamento de Lajeado, o Engenho, além de muitos outros registros históricos da cidade, foi aberta ao público nesta quinta-feira (14) a Exposição Fotográfica Lajeado 130 anos, como uma das atividades que marca o aniversário de emancipação do município, celebrado em janeiro deste ano. A exposição é composta por fotos antigas de construções, instituições e momentos emblemáticos. Pessoas da comunidade e empresas participaram da exposição levando fotos de arquivos pessoais que contribuíram para contar a história da cidade.


ouça a reportagem

 


Fotos do Arquivo Histórico Municipal também foram selecionadas para compor a exposição. Todo o trabalho de restauração e produção de vídeos, que podem ser conferidos através de um QR Code ao lado de cada imagem, foi feito de forma voluntária pelo publicitário, que atua há 43 anos na área, Luiz Darde, com ajuda de seus filhos, Pietra e Luiz Augusto.

Publicitário que trabalho de forma voluntária no projeto, Luiz Darde (Foto: Gabriela Hautrive)

Os vídeos contam com relatos de pessoas da comunidade que falaram de curiosidades e histórias por trás de cada registro, como explica Darde. “Uma primeira imagem é o início de Lajeado, ali onde fica o Tiro e Caça hoje, tinha a roda de água do moinho e ela foi construída pelo trisavô do seu Sérgio Jaeger, então ele foi entrevistado para contar a história do trisavô”, relata.

VÍDEO: Confira imagens do evento de abertura da exposição

A orientação para quem for prestigiar a mostra é levar consigo um fone de ouvido e celular para a visualização dos vídeos no YouTube. Outros convidados também fazem parte do trabalho. Entre eles, João Pedro Müller contando a história da Rádio Independente através de seu falecido pai, Lauro Mathias Müller. “Que foi um dos convidados a fazer o depoimento sobre a exposição e se saiu muito bem, um dos melhores”, diz o publicitário.

Secretário de Cultura Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel (Foto: Gabriela Hautrive)

O secretário de Cultura Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel, conta que ficou emocionado quando viu o resultado da exposição. “Temos aqui um trabalho de valor inestimável que conta momentos históricos, fotografias e depoimentos de pessoas.”

A maior parte das imagens da exposição não tem autoria conhecida. Os visitantes que eventualmente souberem identificar com certeza o autor de alguma das fotografias podem enviar e-mail com a informação para gap.imprensa@lajeado.rs.gov.br para que seja providenciada a identificação.

Exposição conta com fotos que retratam a história de Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, falou durante a abertura do evento que o próximo passo é fazer com que a exposição se torne algo permanente.

Pessoas interessadas em colaborar com o envio de outras imagens históricas e/ou com a gravação de depoimentos relatando episódios dos 130 anos de Lajeado podem enviar e-mail com a fotografia digitalizada ou informações sobre como proceder para que a prefeitura possa ter acesso ao material.

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, observa o detalhamento da exposição (Foto: Gabriela Hautrive)

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui