Ex-presidente da Amvat diz que Vale do Taquari poderá ter bandeira amarela pela primeira vez

Celso Kaplan, atual secretário de Saúde de Estrela, falou sobre o assunto em assembleia da Amvat realizada nesta sexta-feira (29).


0
Ex-presidente da Amvat, Celso Kaplan, deixou o cargo nesta sexta-feira (29) (Foto: Gabriela Hautrive)

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) realizou assembleia com posse da nova diretoria na manhã desta sexta-feira (29), no Estrela Palace Hotel. Paulo Cezar Kohlrausch (MDB) tomou posse como presidente após ser eleito por aclamação. Ele assume o cargo no lugar de Celso Kaplan, ex-prefeito de Imigrante e atual secretário de Saúde de Estrela, que ficou a frente da associação em junho de 2020, quando Marcos Martini, ex-prefeito de Nova Bréscia, se licenciou para concorrer à reeleição nas eleições municipais.


ouça a reportagem

 


Durante seu pronunciamento, Kaplan disse que a associação poderá ter uma surpresa e ser classificada em bandeira amarela pela primeira vez. “Pelo levantamento que temos com todas as equipes do Comitê, micro e macrorregião, estamos com índices muitos bons e com reduções grandes nas internações, e pelo o que conseguimos apurar, podemos estar indo para amarela.” Atualmente a região de Lajeado, como é classificada pelo Governo do Estado, está em bandeira vermelha, mas a mudança poderá ir para amarela, pulando a laranja, como explica o secretário. “Nunca chegamos lá, mas temos grandes expectativas para que aconteça”, relata.

Como ex-presidente da associação, Kaplan também falou sobre o ano desafiador que foi estar a frente da entidade com acontecimentos históricos, entre eles a pandemia e a maior enchente do Rio Taquari nos últimos 64 anos. Ele agradeceu aos colegas prefeitos, que representam 36 municípios, pelo apoio durante o trabalho. “Tivemos a consciência de conduzirmos com muita tranquilidade, mas também buscando a união de todos e isso faz toda a diferença. Com isso a Amvat mostrou um novo momento, sendo uma entidade que pode buscar apoio regional, com uma representação mais forte e mais coesa. Vimos que em um momento de dificuldade uma entidade é muito importante”, destaca.

Classificação em bandeira vermelha

A região de Lajeado (formada pela maioria dos municípios do Vale do Taquari) foi classificada pela nona semana seguida como bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul, no fim da tarde da sexta-feira (22) da semana passada na 38ª rodagem das bandeiras. Depois de ter recebido a terceira pior nota entre as regiões Covid na última sexta-feira (15), 1,83, nesta sexta a região de Lajeado recebeu nota 1,58, sendo classificada como a 13ª melhor nota.

Teoricamente a região de Lajeado seria classificada em bandeira laranja com a nota de 1,49, mas desde o dia 1 de janeiro o Estado adotou uma nova regra, a de salvaguarda de leitos. Desta forma o modelo de Distanciamento Controlado garante bandeiras de risco alto e altíssimo (vermelha e preta) quando a região tem elevada quantidade de novas hospitalizações de pacientes confirmados com Covid-19 (conforme a região de residência do paciente) e, ao mesmo tempo, está inserida em uma macrorregião com baixa capacidade hospitalar.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui