Expresso Azul começa a operar transporte urbano de Lajeado

Reportagem da Rádio Independente circulou com coletivo no primeiro dia, conversou com o diretor e usuários sobre as primeiras impressões.


0
A frota é de 34 ônibus e com uma nova identidade visual, a cor branca com a menção a cidade de Lajeado. (Foto: Júlio César) Lenhard

A segunda-feira (22) amanheceu com uma novidade para muitos lajeadenses. A empresa Expresso Azul passa a ser a responsável pelo transporte urbano de Lajeado. Segundo o coordenador de transportes da empresa, Gerson Mayer, a empreitada é um desafio e a ideia é ouvir a população para ir melhorando continuamente. “É um novo desafio para nós, melhorias já aconteceram, mas queremos ouvir os usuários e poder melhorar ainda mais em vários aspectos”, afirma.


OUÇA A REPORTAGEM


Foto: Júlio César Lenhard

A reportagem da Rádio Independente entrou em um dos coletivos e fez o trajeto do Bairro Campestre até o Centro. Em entrevista durante a viagem, a usuária Maria Silveira afirma que utiliza o coletivo nesse trajeto diariamente, e que sua primeira impressão é positiva. “As coisas melhoraram, principalmente porque é um ônibus novo e tem ar-condicionado”, afirma.

Mayer conta que foram feitas conversas com várias lideranças de bairros de Lajeado, e que isso ajudou na definição dos itinerários.

Pela primeira vez ocorreu uma licitação para o transporte público de Lajeado. O valor da passagem foi reduzido de R$ 4,15 para R$ 3,90. A frota é de 34 ônibus e com uma nova identidade visual, a cor branca com a menção a cidade de Lajeado. Nove ônibus são novos. Outros 14 ônibus têm ar-condicionado e 24 têm elevador. Na medida em que os veículos vão sendo trocados, durante a vigência do contrato, devem ser substituídos por veículos com acessibilidade e com ar-condicionado.

A operação da nova empresa será nas mesmas linhas e horários que eram realizados anteriormente pelas empresas Ereno Dörr e Scherer. No itinerário, a principal mudança é a inclusão de uma linha especial circular que liga a UPA ao Centro. Em razão da pandemia do novo coronavírus, neste primeiro momento, a oferta de ônibus seguirá os horários de abril, que são reduzidos, assim como deve seguir o decreto municipal que exige ocupação no interior do veículo de no máximo 60% da ocupação permitida. Sendo assim, a empresa estará operando com horários provisórios até que um novo decreto municipal seja publicado, ampliando os itinerários. Confira aqui o itinerário vigente.

Será instituída nos próximos meses a tecnologia de bilhetagem eletrônica, com validadores nos veículos e outros equipamentos, que vão possibilitar o pagamento da tarifa e o controle de acesso do passageiro por meio de cartão inteligente. Para realizar cadastro, as pessoas podem se dirigir ao escritório de atendimento ao passageiro, situado na rua João Abott, 1213, no centro de Lajeado. Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. No sábado, o atendimento ocorre das 8h às 11h30.

A Expresso Azul S/A tem a concessão do serviço pelo período de dez anos, podendo ter o contrato renovado pelo mesmo período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui