Fábio Vitória fala sobre uso de drogas hipnóticas e ansiolíticas


0
Foto: Kainan Oliveira

Os benzodiazepínicos (BZD) são drogas hipnóticas e ansiolíticas bastante utilizadas na prática clínica, podendo ser usados em até 20% da população, dependendo da faixa etária. As drogas ansiolíticas diminuem a ansiedade, moderam a excitação e acalmam o paciente.

De acordo com o médico psiquiatra, Fábio Vitória, apesar de terem sido muito usadas, essas substâncias continuavam a desencadear efeitos colaterais importantes. Ele cita que esse tipo de medicação é conhecida como “de tarja preta”, devido seu grau de restrição e dependência.


ouça a entrevista


Antes de realizar a compra de qualquer medicamento tarja preta, o paciente deverá visitar um médico para realizar uma consulta. Durante esta, o especialista avaliará a necessidade ou não do indivíduo utilizar um medicamento controlado. No caso afirmativo, o médico irá conceder uma receita médica com a descrição exata do medicamento a ser utilizado. Após a aquisição da prescrição, o indivíduo deverá apresenta-la ao farmacêutico para obter o remédio, no ato da compra. Vale ressaltar que a receita fica retida na farmácia, uma forma de evitar o consumo desordenado desses medicamentos.

Vitória destaca que o uso prolongado desses medicamentos pode desencadear complicações na saúde mental do paciente. Ele cita ainda que essas medicações acalmam a sensação de ansiedade do paciente e podem causar extremas dependências. KO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui