Fala de Eduardo Leite foi um posicionamento pessoal, mas de cunho político

Governador se previne de acusações de cunho sexual para a campanha e antecipa um debate necessário


0

Atitude de respeito

Parabéns ao governador Eduardo Leite. Teve coragem para assumir abertamente sua orientação sexual em um estado conservador como o nosso. Sim, temos um povo extremamente conservador, que mesmo tendo eleito um governador negro (Alceu Collares) e uma mulher (Yeda Crusius), ainda mantém pensamentos e atitudes conservadoras para opções sexuais. Que o próprio governador, com sua atitude, ajude na construção de políticas públicas pelos direitos LGBTI+.

Debate para 2022

Foi um posicionamento pessoal, mas de cunho político. Necessário nestes tempos de tanto preconceito. A atitude do governador Eduardo Leite abre uma agenda do debate da eleição de 2022. Ele se previne de acusações de cunho sexual para a campanha e antecipa um debate necessário. Bolsonaro e Lula têm histórico de manifestações homofóbicas. Quem não lembra do famoso vídeo de Lula denegrindo Pelotas, dizendo que a cidade é “exportadora de veado” em um diálogo gravado entre ele e o candidato do PT à prefeitura Fernando Marroni. O atual presidente fez declaração parecida em visita ao Maranhão no ano passado e tem outras manifestações consideradas preconceituosas no currículo.

Crítico

Sou crítico a forma de governar e agir de Eduardo Leite. Sempre terá meu respeito pelo cargo que ocupa e pela coragem em posicionar-se. Mas isso, em nada, mudará a forma de como o vejo governar. Quer fazer de seu mandato um trampolim para algo maior. Ele mira a presidência. Com base no que tem feito por aqui não será suficiente. Mas quem julgará isto será o eleitor.

Do quadro

A saída de Vera Plein da secretaria de Educação de Lajeado já era prevista. Desde a reeleição do prefeito Marcelo Caumo, a informação transitava nos bastidores do governo municipal. Como a indicação da secretária era da cota da vice-prefeita Gláucia Schumacher, a saída foi tratada com muita cautela. Agora, por mais que o prefeito teria sondado nomes de fora do quadro, a escolha do substituto deve ser mesmo da rede municipal de ensino, ou seja, alguém que já tenha conhecimento e relacionamento com a base.

Prefeito quer área do Daer

Ele não disse publicamente, mas a vontade do prefeito Marcelo Caumo é de que o Estado aceite a proposta de parceria para obras na ERS-130 a serem realizadas pela Prefeitura e não pela empresa BRF. Se isso ocorrer, o município receberá em troca a área do Daerdo centro, avaliada em milhões de reais hoje.

Elogios

Merece elogios o projeto de revitalização da beira do Rio Taquari, imediações do Porto dos Bruder, em Lajeado. A avenida que margeia o rio e liga o centro até a futura sede da Havan foi asfaltada e iluminada e agora obras no entorno darão à população a possibilidade de apreciar o rio e ter um novo espaço de lazer. Ontem o prefeito Marcelo Caumo foi conferir o local e encontrou alunos do Sesquinho fazendo um passeio para apreciar as belezas do Taquari.

Cobrança maior

Passado meio ano de governo, prefeito de Estrela, Elmar Schneider, avalia a conduta e o desempenho de sua equipe de secretários. E aumentou a cobrança pela efetividade. O período de lua-de-mel já se foi. O próprio cidadão passa a cobrar mais resultado a partir de agora.

Curtas

** O Superintendente no RS do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Leonardo Maricato estará na região no dia 13 de julho. Palestrará no Seminário Regional “Memoria e Patrimônio: oportunidades para o turismo cultural”. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura de Estrela e pelo Secretário Parlamentar da Câmara Federal Felipe Diehl. Leonardo Maricato e Felipe Diehl são colegas partidários desde a época de Juventude de PFL, em 2005.

** Vice-presidente Hamilton Mourão fez declarações sobre o desejo da oposição de derrubar o governo. Foi equilibrado. Logo ele, que seria beneficiado com isso. Ao menos publicamente, continua leal a Bolsonaro.

** A crise hídrica ocasiona a crise energética. Aumento do custo da energia, e possíveis racionamentos, preocupam e travam a retomada do desenvolvimento.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui