Famílias atendidas pelo Cras de Lajeado participam de oficina de reaproveitamento de alimentos

A ideia da prefeitura é realizar uma nova oficina mensal junto a entrega do auxílio alimentação


0
Oficina foi voltada as famílias atendidas pelo Cras (Foto: Caroline Silva)

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), promoveu, na tarde desta segunda-feira (13) a oficina de Educação Alimentar e Nutricional – Aproveitamento de Alimentos em parceria com o programa Mesa Brasil do Sesc. Esta é a primeira ação socioeducativa do setor de Segurança Alimentar do município e contou com a participação de 14 pessoas que acessam o benefício do auxílio alimentação.

Na primeira oficina, a nutricionista Juliette Carvalho ensinou a receita de bolo com cascas de banana, incentivando o aproveitamento integral de uma fruta. Ela ressalta que além do reaproveitamento de alimentos, também há o benefício com toda a nutrição que o alimento oferece.

Conforme a assistente social da SMDS, Fátima Luciane Machado, o objetivo da oficina é proporcionar ações educativas dentro da área da segurança alimentar. “Além de entregar a cesta básica e garantir a alimentação, queremos que as pessoas aprendam a como aproveitar melhor os alimentos para utilizar em seu benefício. Queremos que as pessoas tenham alternativas de reaproveitamento e de alimentação diferenciada”, destaca a assistente social.

A secretária de Desenvolvimento Social, Céci Gerlach, comemora a participação da comunidade na oficina e a possibilidade de aprendizado. “Fico emocionada de proporcionarmos para esse número de pessoas alternativas para a alimentação. Implementar o programa de Segurança Alimentar e Nutricional no município é um grande passo para auxiliar a comunidade” ressalta a secretária.

A ideia da SMDS é realizar uma nova oficina mensal junto a entrega do auxílio alimentação.

Confira a receita do bolo com cascas de banana

Ingredientes:
– 1 xícara (chá) de óleo
– 3 ovos inteiros
– 2 xícaras (chá) de casca de bananas lavadas e picadas
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 1 colher (sopa) de canela em pó
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

– Coloque o óleo, os ovos e as cascas de banana no liquidificador.
– Bata bem e vá colocando o restante dos ingredientes.
– Bata tudo no liquidificador. Se achar necessário, despeje a parte líquida em uma vasilha e misture a farinha e o fermento em pó.
– Coloque a massa em uma forma de tamanho médio untada e enfarinhada.
– Leve ao forno médio por uns 40 minutos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui