Farmácia-Escola de Lajeado tem quase 40 medicamentos em falta

Prefeitura alega que não houve reposição de alguns remédios devido à demanda de final do ano e de férias coletivas dos laboratórios fornecedores.


0
Documento oficial diz que a lista foi atualizada nesta segunda-feira, 27 de janeiro (Foto: Natalia Ribeiro)

Uma folha de ofício colocada na porta de entrada da Farmácia-Escola de Lajeado, no Centro da cidade, informa os medicamentos em falta, numa lista que foi atualizada nesta segunda-feira (27). São 39 remédios indisponíveis aos usuários do espaço, formatado numa parceria entre a Prefeitura de Lajeado e a Univates.

Moradora de Lajeado, uma mãe, que prefere não ter o nome divulgado, diz que a situação está se tornando insustentável. “É difícil, pois estou sentindo diferenças no organismo. Não fico legal”, conta. Tanto a mulher quanto os dois filhos adolescentes fazem uso do Citalopram 25mg, medicamento para combater a depressão.


ouça o relato


Os menores são atendidos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Para não deixá-los sem o remédio, a mãe abriu mão das suas cartelas e assim conseguiu manter o tratamento dos filhos durante alguns dias. “Estou sem remédios há duas ou três semanas. Estava sem tomar para deixar que eles tivessem”, fala.

Como não conseguiu retirar o remédio em dezembro e janeiro, a receita médica teria vencido. Ela não sabe como fará para comparar os comprimidos. Em nota, a Prefeitura de Lajeado alegou que não houve reposição de alguns remédios devido à demanda de final do ano e de férias coletivas dos laboratórios fornecedores. Também disse que a normalização deverá ocorrer nos próximos dias. Confira:

A Secretaria da Saúde informa que os medicamentos disponíveis na Farmácia-Escola são adquiridos por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa) e que, em razão de aumento de demanda no final do ano e de férias coletivas dos laboratórios fornecedores, não houve reposição de alguns medicamentos para fornecimento na farmácia. O processo já está sendo regularizado, uma vez que os laboratórios retornaram ao trabalho no dia 20, e os medicamentos deverão estar disponíveis entre esta semana e semana que vem. Importante ressaltar que há medicamentos desta lista disponíveis nas farmácias privadas por meio do programa Farmácia Popular, então podem ser adquiridos gratuitamente pelos usuários em qualquer estabelecimento. São eles: Enalapril, Furosemida, Hidroclorotiazida, Losartana, Metformina, Omeprazol, Salbutamol, Sinvastatina.

Estão em falta os seguintes medicamentos:

– Acido Acetilsalicilico 100mg: indicado para as pessoas que tenham dores em geral como, por exemplo, dores de cabeça, dores de dente, dores musculares, entre outras.

– Ácido Valpróico: utilizado em tratamentos de epilepsia. Terapia adjuvante ao tratamento de pacientes com crises parciais complexas, que ocorrem tanto de forma isolada ou em associação com outros tipos de crises.

– Alopurinol 100mg: previne crises de gota e outras condições associadas ao excesso de ácido úrico no corpo, entre elas, pedras nos rins e certos tipos de doença renal.

– Amitriptilina 25 mg: recomendado para o tratamento da depressão em suas diversas formas e enurese noturna, na qual as causas orgânicas foram excluídas.

– Anlodipino 5 mg: trata hipertensão, podendo ser utilizado na maioria dos pacientes como agente único de controle da pressão sanguínea.

– Cápsula de maracujá 300 mg: ação sedativa e tranquilizante.

– Carbonato de Cálcio: aumento da necessidade de cálcio durante a gravidez, bem como lactação, e em crianças e adolescentes nos períodos de crescimento.

– Carbonato de Cálcio 500mg + Vitamina D 400ui: utilizado no combate à osteoporose.

– Carvedilol 12,5 mg: indicado para diminuir a pressão arterial.

– Citalopram 20 mg: trata a depressão e previne a recorrência desses sintomas.

– Clomipramina 25 mg: trata a depressão e distúrbios do humor.

– Clorpromazina 100mg: atua em quadros psiquiátricos agudos e no controle de psicoses de longa evolução.

– Clorpromazina 25mg: indicada no tratamento de quadros psiquiátricos agudos e no controle de psicoses.

– Clorpromazina 40 mg/ml gotas: trata psicose, esquizofrenia, náusea e vômito.

– Crime de barreira/ 40gr: tratamento para a pele seca ou irritada e prevenção a lesões cutâneas.

– Creme de Uréia 5%: creme de mãos intensivo que hidrata e protege pele seca, muito seca e áspera.

** – Enalapril 10 mg: indicado para o controle da pressão alta ou para melhorar o desempenho do coração. Pode ser utilizado para a prevenção de insuficiência cardíaca.

– Espinheira santa 300 mg: Digestivo, protetor da mucosa gástrica e auxiliar no tratamento da úlcera gástrica.

– Espironolactona 25 mg: trata hipertensão essencial e distúrbios edematosos.

– Estriol 1 mg/g creme vaginal: atua contra deficiência estrogênica em mulheres pós-menopausadas. Tratamento pré e pós-operatório em mulheres na pós-menopausa submetidas à cirurgia vaginal.

– Finasterida 5 mg: tratamento de homens com calvície de padrão masculino, para aumentar o crescimento e prevenir a queda adicional de cabelo.

– Fluconazol 150 mg: atua no combate e redução da candidíase vaginal.

– Fluoxetina 20 mg: indicado contra depressão, ansiedade, bulimia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), síndrome do pânico, transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) – incluindo tensão pré-menstrual (TPM) – e disforia.

** – Furosemida 40 mg: indicado para hipertensão arterial leve a moderada, edema devido a distúrbios cardíacos, hepáticos, renais e queimaduras.

– Haloperidol decanoato ampola: tratamento de manutenção de pacientes psicóticos crônicos estabilizados.

** – Hidroclorotiazida 25 mg: tratamento da hipertensão arterial, quer isoladamente ou em associação com outros fármacos anti-hipertensivos.

– Levodopa 100 mg + benserazida 25 mg: indicado para o tratamento de pacientes com Doença de Parkinson.

– Levotiroxina 25 mcg: regulariza e supre o funcionamento da glândula tireoide.

** – Losartana 50mg: trata hipertensão e insuficiência cardíaca, além de reduzir o risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares em pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda.

** – Metformina 850 mg: atua contra diabetes do tipo II, não dependente de insulina.

– Metoprolol tartarato 100 mg: indicado para combater redução da pressão arterial.

– Noretisterona 50mg+ estradiol 5 mg/ml ing: Contraceptivo. Previne a gravidez.

** – Omeprazol 20 mg: trata úlcera péptica gástrica ou duodenal e esofagite de refluxo.

– Permetrina 1%: trata a pediculose, popularmente conhecida como infestações de piolhos. Doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pelos pubianos.

– Risperidona 2mg: tratamento das psicoses esquizofrênicas agudas e crônicas e outros distúrbios psicóticos, que tenham sintomas como alucinações, delírios, distúrbios do pensamento, hostilidade, desconfiança, embotamento afetivo ou isolamento.

– Sais de reidratação oral: repõe perdas acumuladas de água e reidrata.

** – Salbutamol 100 mg/dose: provoca alívio do broncoespasmo na asma brônquica de qualquer tipo.

** – Sinvastatina 20 mg: utilizado para tratar pacientes com diabetes, histórico de acidente vascular cerebral (AVC) ou de outra doença vascular cerebral.

– Sulfato ferroso 25 mg/ml solução oral: formulação completa de reposição mineral de ferro para adultos e crianças com quadros de deficiência deste mineral.

** Medicamentos que, segundo a prefeitura, estão disponíveis para retirada gratuita em qualquer estabelecimento, por meio do programa Farmácia Popular.

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui