Fechamento de posto central no feriadão pode ter motivado aumento de atendimentos no setor Covid do HBB

Desde sábado, Hospital Bruno Born tem recebido mais pessoas que o recorde diário anterior; nesta terça-feira foram 78 pacientes.


2
Foto: HBB / Divulgação

A procura por atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19 no Hospital Bruno Born (HBB) aumentou consideravelmente nos últimos dias. Entre a última sexta-feira (12) e às 16h desta quarta, foram 284 pessoas que procuraram o setor Covid do HBB, média de 47 por dia. O número é muito superior ao recorde anterior, verificado nos dias 7 e 28 de dezembro de 2020, quando houve 35 atendimentos diários.


OUÇA A ENTREVISTA 


Os números mais elevados foram percebidos no fim de semana. No sábado (14), foram 38; no domingo (15), 63; e a terça de carnaval (16) registrou o novo recorde: 78, mais do que o dobro (122%) da maior marca de todo o ano passado. Às 17h desta quarta-feira (17), 48 atendimentos já haviam sido realizados. Desde o início da pandemia já houve 5.530 atendimentos no setor Covid do HBB.

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi (Foto: Reprodução / Arquivo)

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, acredita que a elevação pode ter ocorrido devido ao fechamento da unidade de referência Covid, que é o Posto de Saúde do Centro, nos últimos dois dias. “Estamos avaliando a situação para ver se está relacionada com uma circulação maior do vírus, ou se está vinculada com uma demanda reprimida, visto que a unidade central esteve fechada na segunda e terça-feira, onde a média diária é de 60 atendimentos”, explica.

Conforme Juliana, diariamente, ao longo da semana, foi observado um aumento nos casos ativos da doença. A última atualização da Prefeitura de Lajeado, na sexta-feira, apresentava 363 casos ativos.

Segundo a coordenadora, nesta quarta-feira também houve aumento nos atendimentos do posto do centro e, por isto, foi acrescentado um médico para dar suporte. Até às 17h, foram 80 atendimentos nesta quarta.

Juliana Demarchi diz não ser possível relacionar o aumento com uma possível circulação da nova variante do coronavírus na região. “Nesse momento não se poderia vincular esse aumento no número de atendimentos a possibilidade de uma nova cepa circulante”, diz. Ela explica que no RS não é feito o mapeamento genético rotineiro da cepa. “Ele é feito de forma amostral, ou em situações específicas”, cita.

Internações no HBB

Às 17h desta quarta-feira (17) o site do HBB, mostrava que nove dos dez leitos de UTI Covid estavam ocupados (90%), sendo três pacientes de fora da região. Eram cinco pessoas com confirmação da doença e quatro com suspeita. O setor de internação tinha 11 (sete confirmados e quatro suspeitos) de 15 leitos ocupados (73%) e na observação a ocupação era de 120% com seis pessoas com suspeita de Covid-19, para apenas cinco leitos disponíveis.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@indepndente.com.br

2 Comentários

  1. Vamos ser racionais e realistas. É muito óbvio que se temos o posto central fechado, onde o povo vai buscar atendimento ????? No posto de combustível, na veterinária, na loja de roupas, no bazar …. ???? No mercado da esquina ???? Ou no hospital ???? Parem com este jeitinho de criar anjos e demônios, e falem apenas a verdade !!!! Ou fiquem calados !!!!

  2. Já não sei mais em quem confiar, acho que meu jegue e mais inteligente. Se o posto central está fechado, e outros também, e muito óbvio que vão pro hospital, ou querem que vão para o posto de gasolina, mercadinho da esquina, no bazar, na sapataria, na manicure ou no bar ???? Sejam mais inteligentes nas informações, assim seremos gratos e educados no futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui