“Feriado de Tiradentes marca uma mobilização simbólica que legitimou a República no Brasil”, diz professora

Mestre e doutora em história, Márcia Solange Volkmer, fala sobre a importância deste dia 21 de abril para o país


1
Estátua em homenagem a Tiradentes, localizada no município mineiro que leva o mesmo nome em sua homenagem (Foto: Shutterstock / Divulgação)

O Dia de Tiradentes, comemorado nesta quarta-feira, 21 de abril, é considerado um feriado nacional, porém, muitas pessoas não sabem os motivos pelo qual a data é celebrada e a importância que tem para se tornar um feriado. Conforme a professora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), graduada, mestre e doutora em história, Márcia Solange Volkmer, a declaração para o feriado aconteceu em 1890 e representa muitas mudanças na história do país. “Esse é o momento que temos a proclamação da república aqui no Brasil e nós estamos falando de um período que é de 100 anos depois da morte desse personagem chamado Tiradentes”, relata.


OUÇA A REPORTAGEM 


Professora graduada, mestre e doutora em história, Márcia Solange Volkmer (Foto: Divulgação)

A professora explica que é importante dizer que todas as narrativas históricas e a produção destas datas oficiais e comemorativas, vem de uma demanda do presente, mas que tem uma visão do passado. “Olhar para Tiradentes e construir em torno dele esse ideário de herói nacional, que vai se tornar necessário no contexto. Nesse período que o Brasil deixava de ser um império e se transformava em uma república”. E a partir disso, conforme a professora, são criados novos símbolos de identidade nacional. “Neste contexto surge uma nova bandeira nacional, novos projetos políticos e se reafirma essa necessidade de construirmos um herói nacional e datas comemorativas”, destaca.

Atualmente não há comemorações específicas em relação ao dia, apenas fatos históricos que possuem toda uma representatividade para o desenvolvimento do país. “No momento em que o feriado foi criado aconteciam desfiles cívicos, públicos, celebrações, representações com obras artísticas, peças de teatros, erguidas várias estátuas e monumentos e nomeadas praças, então os atos no primeiro momento foram bastante intensos”. A figura do herói nacional é representada por Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista). Ele é considerado um brasileiro que lutou pela independência de Minas Gerais do domínio português.

Dia dos policiais civis e militares

A criação do Dia da Polícia Civil é uma homenagem à figura de Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), o patrono das polícias brasileiras (civil e militar). Além disso, em 21 de abril ainda se comemora o Dia da Polícia Militar. A data simboliza o enforcamento de Tiradentes, membro da 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais, um grupo que lutou no movimento da Inconfidência Mineira.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

1 comentário

  1. Sem desrespeito a professora Márcia, mas é um feriado totalmente desnecessário. Temos 220 milhões de Tiradentes no Brasil. E pelo que disse, ele lutou pela independência de Minas Gerais, e não pelo resto do Brasil. Que seja feriado em MG, eu preciso trabalhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui