Feriado é de instabilidade no Vale do Taquari

Confira a previsão completa para a semana. Trégua na chuva quinta-feira (10), calor e novo alerta de temporal.


0
Foto: Rodrigo Gallas

A segunda semana de setembro começa mais uma vez com alerta para forte instabilidade pelo Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia ainda prevê episódios de chuva forte com risco de temporais isolados e novos eventos de granizo não podem ser descartados. O risco é maior na Serra e no Litoral Norte.

Amanhã, terça-feira (08), a umidade ainda segue presente e deixa o céu nublado a encoberto, sobretudo entre o Centro e o Leste. As temperaturas seguirão tendo pouca variação.

Uma corrente de ar mais quente nos baixos níveis da atmosfera favorece maior elevação da temperatura na quarta-feira (09). O sol aparece entre nuvens na maioria das áreas, porém, em meio a muita umidade, o que pode gerar um clima abafado.

Na quinta-feira (10), ar mais seco e quente começa a tomar conta do Estado e favorece uma trégua na umidade na maioria das localidades. A temperatura sobe com calor e vento norte à tarde.

Alerta

Após o calorão, a sexta-feira (11), volta a ser um dia com alto risco de tempo severo no território gaúcho. Alerta-se para a previsão de novos eventos de chuva forte a torrencial, alta incidência de raios, vendavais e queda de granizo. O cenário de tempo severo deve predominar também no sábado (12).

Temporal no fim de semana

Pelo menos 30 municípios gaúchos tiveram queda de granizo durante o fim de semana. O fenômeno foi registrado tanto no sábado (05), como no domingo (06), e em algumas cidades nos dois dias, caso de localidades da Grande Porto Alegre. As áreas que foram mais atingidas por granizo foram os vales, a região metropolitana e o Litoral Norte. Os piores temporais de granizo se deram na madrugada de domingo, quando o ingresso de ar quente forneceu a formação de nuvens carregadas do tipo Cumulunumbus na faixa central do Estado. Os municípios de Canoas, Gravataí e Cachoeirinha foram os mais afetados pela tempestade.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui