O domingo (10) foi, desde as primeiras horas da manhã, de muita diversidade, integração e diversão em Estrela. O município foi palco do 3º FestiRock, evento dedicado à música, em especial ao rock, que após três décadas voltou a ser realizado, e que contou ainda com o reforço de duas outras grandes paixões ligadas à maioria das pessoas: os cachorros e os carros. A promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), levou cerca de três mil pessoas a circularem ao longo do dia na área próxima à Escadaria da Polar, Parque da Lagoa e vias paralelas. Isso para participarem da 6ª Cãominhada; prestigiarem o Encontro de Carros Antigos e cantarem com as atrações dos cinco shows gratuitos com bandas locais e outras de conhecidos nomes do rock gaúcho e nacional.
6ª Cãominhada
Ainda pela manhã foi realizada a 6ª Cãominhada. Mais de 130 pessoas e seus cães de estimação, muitas com mais de um, participaram do passeio e da ação que teve como objetivo proporcionar um momento de lazer para os animais e seus donos e também arrecadar ração para as atividades da Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa). Ao todo foram mais de 800 quilos de ração arrecadados.

Carros antigos
Outro destaque do dia foi o Encontro de Carros Antigos. Os mesmos – desde que com 25 anos ou mais de fabricação do modelo – começaram a chegar e a estacionar em áreas específicas para o evento ainda pela manhã. Placas de todos os lugares do Estado eram vistas. Muitos representantes de clubes de veículos, que ainda aproveitaram a estrutura oferecida para realizarem almoço no local. Ao todo, foram mais de 300 carros participantes ao longo de todo o dia, assim como a visitação que durou até o início da noite.
Shows
Retomado após três décadas, quando ocorreu por dois anos e depois não teve sequência, o FestiRock cumpriu, na visão dos idealizadores, organizadores e público, com o seu papel. Pessoas de todas as idades, sozinhas, acompanhadas ou com suas famílias inteiras, de diversas cidades, prestigiaram os cinco shows.
O primeiro a subir ao palco, ainda em horário de almoço para muitos, foi Valdi Dalla Rosa, famoso por sua ligação com a banda Rosa Tattooada. Veio a Estrela com a banda que leva seu nome, com a qual cantou alguns sucessos conhecidos do público, e novidades. Depois de muito aplaudido, desceu do palco para tirar fotos e conversar com os fãs. “Estrela está de parabéns. É muito bom ver a nossa música, o nosso rock, ter este espaço e ser ainda valorizado por nossa cultura, em um ambiente muito bonito”, comentou.
Na sequência, subiram ao palco Os Lupulados; Banda Rapport; e a Sputnik, essa representada por uma tradicional geração do rock estrelense, entre eles José Itamar Horn, o “Biti”, um dos idealizadores do FestiRock na década de 1990. O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, familiares; o vice João Carlos Schäfer; e também secretários municipais prestigiaram as atrações.

A tarde no palco foi fechada com Duda Calvin, fundador e vocalista da Banda Tequila Baby. Em Estrela se apresentou com a sua atual banda, “The Punk Rockers”, com a qual também trouxe um variado repertório, incluindo novidades e alguns sucessos cantados em coro pelo público. Foi outro a agradecer, para todos os presentes, a oportunidade que Estrela deu à cultura do rock. “Que evento lindo. É emocionante demais poder participar de uma atração como esta. Que se repita em breve e que a gente possa voltar. Estrela merece muitos aplausos”, disse, pouco antes de descer do palco para também tirar fotos e distribuir autógrafos para o público, que mesmo após os shows ainda ficou por mais algum tempo no local desfrutando das cervejas artesanais, food trucks e outras bancas presentes no local.
Para o titular da Setcel, Joel Mallmann, que inclusive subiu ao palco a convite de Duda Calvin para cantar uma música ao lado deste, disse que tudo saiu como o esperado. “Acredito, e até pelo retorno que tivemos das pessoas com quem conversamos, que o evento agradou. Os artistas também se disseram muito satisfeitos em poder participar. Claro que sempre podemos melhorar, devemos pensar em mais algumas coisas para sempre evoluir, mas para uma retomada, e após 30 anos, não temos dúvida de que o FestiRock e toda a integração que aqui se viu, com boa música, cumpriu com o seu papel e objetivo.” AI/EW