Festival de Cinema de Gramado 2024 anuncia filmes selecionados

Em coletiva nesta terça-feira, dia 9, os responsáveis pelo festival de cinema também revelaram os homenageados da 52ª edição


0
Foto: Divulgação

O ator que vai receber o troféu Oscarito no Festival de Cinema de Gramado 2024 será Matheus Nachtergaele. Este foi um dos anúncios da entrevista coletiva realizada em Gramado na manhã desta terça-feira (9).

Também foi realizado o anúncio dos filmes concorrentes do Festival de Cinema de Gramado. Dos sete longas brasileiros selecionados, quatro são de diretoras. Repetindo uma experiência bem sucedida do ano passado, também haverá pré-estreia de uma série, que neste ano será “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, de Fernando Meirelles.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, destacou que, em sintonia com o Bicentenário da Imigração Alemã, a homenageada com o troféu Cidade de Gramado será a alemã Mariette Rissenbeek.

Dos mais de 1.000 títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram sete Longas-Metragens Brasileiros, cinco Longas-Metragens Gaúchos e 16 Curtas-Metragens Gaúchos (lista completa ao final). A lista de curtas brasileiros será divulgada em breve, em evento em São Paulo.

Mais uma vez, a diversidade e o ineditismo permeiam a seleção. Dentre os longas brasileiros, as sete produções terão premiére brasileira em Gramado. A lista conta com uma representação da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores e realizadoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Vale ressaltar a pluralidade dos gêneros, englobando drama, ficção, comédia e documentários. A força do olhar feminino também se fará presente em Gramado: dos sete longas brasileiros em competição, quatro foram dirigidos por mulheres.

O Festival ocorre entre os dia 09 e 17 de agosto e os ingressos podem ser adquiridos na ElevenTickets.

Os Longas-Metragens Brasileiros serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 10 e 16 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. Ao total, serão entregues 33 Kikitos e 11 troféus Assembleia Legislativa, além das tradicionais homenagens com os Troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios O Futuro nos Une e o Troféu Leonardo Machado, além do Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa.

Confira a lista dos filmes selecionados para Festival de Cinema de Gramado 2024

Longas-Metragens Brasileiros (LMB)

“BARBA ENSOPADA DE SANGUE” – São Paulo
“CIDADE; CAMPO” – Mato Grosso do Sul e São Paulo
“ESTÔMAGO 2: O PODEROSO CHEF” – Paraná
“FILHOS DO MANGUE” – Rio Grande do Norte
“O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS” – São Paulo
“OESTE OUTRA VEZ” – Goiás
“PASÁRGADA” – Rio de Janeiro

Longas-Metragens Gaúchos (LMG)

“ATÉ QUE A MÚSICA PARE” – Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Bassano e Veranópolis
“A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO” – São Miguel das Missões
“INFINIMUNDO” – Lajeado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu
“MEMÓRIAS DE UM ESCLEROSADO” – Porto Alegre
“UM CORPO SÓ” – Porto Alegre

Curtas-Metragens Gaúchos (CMG)

“A UM GOLE DA ETERNIDADE” – Novo Hamburgo
“NATAL” – Santa Maria
“PASTRANA” – Novo Hamburgo
“CASSINO” – Rio Grande
“ZAGÊRO” – Bagé e Porto Alegre
“JANEIRO” – Porto Alegre
“CORRENTEZA” – Porto Alegre
“NÃO TEM MAR NESSA CIDADE” – Pelotas
“CHIBO” – Tiradentes do Sul
“FLOR” – Esteio
“VIAGEM PARA SALVADOR” – São Leopoldo e Porto Alegre
“POSSO CONTAR NOS DEDOS” – Pelotas
“ENTREGA” – Porto Alegre
“NOZ PECÔ – Itaqui e Porto Alegre
“ESTÁ TUDO BEM” – Porto Alegre
“ENVERGO MAS NÃO QUEBRO” – Porto Alegre

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui