Fim das carroças: projeto em Canoas pretende dar auxílio a condutores que entregarem veículo e animal

Programa garante alternativas de trabalho a condutores e evita maus-tratos de cavalos


0
Foto: Alisson Moura/Divulgação

A prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, protocolou na Câmara de Vereadores, um projeto de lei para garantir alternativas de trabalho aos condutores de carroças que ainda atuam no município. Embora uma legislação aprovada em 2018 tenha estabelecido um prazo de dois anos para que os veículos de tração animal fossem proibidos de circular na cidade, a lei por si só não foi suficiente para garantir a proteção social dos trabalhadores nesse período.

Em função disso, a Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA) construiu, desde janeiro de 2021, um programa para recolocar os condutores de carroças no mercado de trabalho e evitar os maus-tratos dos cavalos utilizados nos veículos.

Trata-se do programa “Canoas do Bem”, que consiste em disponibilizar auxílios econômico, social e material aos condutores que aderirem ao projeto, mediante a entrega do veículo e do animal.

Em contrapartida, essas pessoas receberão um benefício mensal de R$ 300, além de cestas básicas e passagens de ônibus em caso de participação em cursos de qualificação profissional ou no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Também serão entregues triciclos com carretas para reciclagem ou jardinagem. Já os cavalos serão acolhidos pelo Município e encaminhados para adoções responsáveis.

Fonte: O Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui