Fim de semana para prestigiar a 16ª edição do Canto da Lagoa

Pela primeira vez, evento ocorre de forma virtual.


0
Foto: Arquivo / Canto da Lagoa

Inicia nesta sexta-feira (20) e segue até domingo (22), a 16º edição de um dos maiores festivais de música do Estado: o Canto da Lagoa. O evento será realizado no Parque João Batista Marchese de Encantado, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do festival. Mais de 450 composições foram inscritas – na Fase Nacional e Mercosul – deste ano, superando as expectativas dos organizadores.

As 21 apresentações selecionadas pelos jurados prometem encantar, emocionar e marcar a edição de 2020. Na sexta-feira e no sábado os artistas sobem ao palco às 20h. Já a programação no domingo, inicia a partir das 14h.

Conforme uma das integrantes da comissão do festival, Leine Werner, embora as apresentações sejam de forma on-line, a expectativa é grande. “Estamos bastante ansiosos, mas esperamos que seja um grande evento porque o Canto da Lagoa é um festival bastante renomado no Estado”, destaca.

Nesta sexta-feira, 14 músicos se apresentam e sete serão classificados para a fase final. A organizadora diz que está sendo um desafio realizar o festival sem a presença do público. “Nós tivemos que nos reinventarmos, nos desafiar a fazer um evento diferente, mas a gente acredita que o músico tenha que ser valorizado, por isso faremos via live”, salienta.

Leine fala sobre a importância do festival aos artistas, principalmente pelo momento difícil que passaram em tempos de pandemia. “Temos que valorizar pelo o que eles passaram neste ano. Música é vida. Precisamos fazer com que estes festivais não deixem de acontecer”, ressalta. Além das apresentações, haverá o concurso da música popular para votação do público de forma on-line.

Atração inédita

Pela primeira vez, o evento contará com a Feira da Agroindústria Familiar, que estará localizada junto a Praça de Alimentação, no Parque João Batista Marchese de Encantado, no sábado (21) e domingo (22), das 8h às 18h30. Serão 16 empreendimentos presentes, que vão atender os visitantes com produtos como embutidos, sucos integrais, pães, cucas, biscoitos, geleias de frutas, conservas salgadas, rapadura, melado, chips de batata e aipim, mel, produzidos em diversas cidades do Vale do Taquari.

A feira vai funcionar no formato drive-thru, com os consumidores dentro do carro fazendo suas compras atendidos pelos agricultores familiares.

O espaço é uma realização da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e Associação Cultural de Encantado, organizado pelo Arranjo Produtivo Local de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari (APL AF VT), Lume Eventos e Emater/RS Ascar de Encantado, com apoio da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Encantado e Doutor Ricardo.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui