Fim de semana será gelado para os gaúchos

Vale do Taquari deve ter temperaturas próximas de 0ºC na madrugada deste sábado.


0
Imagem ilustrativa (Foto: bristekjegor / br.freepik.com)

O centro de alta pressão segue predominando no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, o que mantém as temperaturas baixas mesmo com tempo firme. O sol aparece, mas não aquece, a máxima em Lajeado é de 13ºC.

A madrugada do sábado (4) será também bastante fria, com temperaturas negativas ou perto de 0ºC em grande número de municípios. No domingo (05), por conta de nebulosidade e chuva, o frio não será intenso ao amanhecer e tampouco haverá formação de geada. Uma nova massa de ar frio é esperada na segunda metade da semana que vem.

Ciclone

Sempre que há um evento extremo como o “ciclone bomba”, imediatamente surgem questões sobre a possibilidade de repetição do fenômeno. De acordo com a MetSul, existe a possibilidade de um novo ciclone extratropical nos afetar no Sul do Brasil nos próximos dias.

Diversos modelos numéricos apontam a formação de um centro de baixa pressão e o seu aprofundamento junto à costa do Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (08). Os modelos indicam que o ciclone da próxima semana não será muito intenso.

Os ciclones extratropicais são absolutamente rotineiros no Atlântico Sul, especialmente nos meses de outono, inverno e primavera. Somente em abril, o Rio Grande do Sul foi impactado por quatro ciclones. Porém, de atividade menor do que o registrado nessa semana.

Lajeado registra o amanhecer mais frio do ano

O amanhecer da sexta-feira (03) registrou a temperatura mais baixa do ano em Lajeado. De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, a mínima do dia foi de 4,3°C, mas a sensação térmica foi abaixo de zero em alguns bairros.

Fonte: NIH Univates/MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui