Fim do Twitter grátis? Em tuíte, Musk revela ideia de taxa para empresas e governos

Ele comparou a gratuidade aos artesãos que trabalhavam no corte de pedras na era medieval, sugerindo que eles foram à falência por cobrarem pouco por seus serviços


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Elon Musk no tapete vermelho do Met Gala 2022 (Foto: Reprodução / Vídeo AccessTV)

As mudanças prometidas por Elon Musk para o Twitter podem chegar a algo que sempre pareceu intocável no negócio das mídias digitais: a gratuidade para todos os tipos de usuários.

Seguindo seu padrão de usar a rede social para antecipar ideias e planos para as suas empresas, o que ele já fazia antes com a Tesla e com a SpaceX, o novo dono da empresa tuitou nesta quarta-feira (4) sugerindo que pode criar uma taxa para empresas e usuários governamentais.

Na nota curta, ele garante que o Twitter continuará sendo gratuito para “casual users”, uma definição vaga que pode não incluir, por exemplo, influenciadores com uso intensivo da plataforma e que ganham dinheiro monetizando posts, o que poderia enquadrá-los na categoria “empresa”.

Mudanças no Twitter por Musk em sintonia com mercado

Em seu estilo enigmático, ele compara a gratuidade aos artesãos que trabalhavam no corte de pedras na era medieval, sugerindo que eles foram à falência por cobrarem pouco por seus serviços.

E fala em “slight cost”, sugerindo que o custo seria baixo.

Como preço é uma questão relativa, dependendo da conta bancária de quem vai pagar, não é possível adivinhar o que passa na cabeça de Elon Musk sobre a taxa, ou como ela seria calculada: por faturamento da empresa? Por tweets? Uma taxa diferente para empresas e outra para usuários de governos? Valeria também para políticos que não ocupam cargos executivos? Órgãos governamentais de serviço público teriam que pagar?

A possibilidade do Twitter ir à falência se não cobrar mais pelos seus serviços, como aconteceu com os cortadores de pedra na Idade Média, é pequena.

Mas os planos podem agradar ainda mais aos investidores que se entusiasmaram com a aquisição da rede social por Musk, em uma operação de US$ 44 bilhões que ainda aguarda aprovação das autoridades regulatórias.

Logo que a notícia foi confirmada, as ações subiram, com expectativa de mudanças no Twitter feitas por Musk que possam aumentar receita e lucro.

Aumentar ainda mais, pois o bilionário começou a semana como dono da plataforma com a boa notícia de que os lucros subiram 7 vezes no primeiro trimestre e a receita aumentou 15%.

Como tudo que envolve Elon Musk, apostas sobre como mudanças no Twitter serão realizada e qual a extensão delas são difíceis de fazer.

Analistas de mercado financeiro e especialistas em tecnologia têm escrito com ressalvas sobre o que acham que vai acontecer, refletindo a imprevisibilidade do empresário.

Ideia de Musk mudaria padrão do universo das redes

A ideia de cobrança para usuários do Twitter quebra um dogma no mundo das redes, que ganham em publicidade utilizando os dados de perfil e os algoritmos para que anunciantes direcionem com exatidão as mensagens aos seus potenciais consumidores.

A eficiência desse modelo levou a uma crise na propaganda tradicional, afetando severamente as empresas de mídia. Elas viram as verbas publicitárias migrarem para as plataformas, tanto as redes sociais como buscadores como Google e streamings de vídeo como YouTube.

Fonte: UOL

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