Fingimos não enxergar as diferenças no outro para evitar o contato com as nossas estranhezas

Confira o comentário da jornalista, psicóloga e psicanalista clínica Dirce Becker Delwing


0
Foto: Divulgação / Ilustrativa

Eu estava sentada num café onde as mesas ficam na rua. O sol batia levemente no meu rosto quando o atendente veio até mim. Ele me entregou o cardápio, se acocorou na minha frente, e fez uma fisionomia de quem estava diante de algo que tinha visto poucas vezes na vida. Aliás, segundo me contou, era a primeira vez que ficava cara a cara com uma pessoa com olhos de cores diferentes.

Na claridade, fica bem nítido que tenho um olho cor de mel e o outro esverdeado. O nome dessa alteração genética chama-se heterocromia e resulta do excesso ou da falta de melanina, pigmento responsável pela cor dos olhos. A naturalidade com que o rapaz me abordou, deixava claro que ele via beleza nas estranhezas. Ele não sofria de vergonha alheia. Desprovido de preconceitos, conseguia falar livremente sobre o assunto. Aquilo havia sido bom de sentir.


ouça o comentário 


 

Compartilho essa vivência para que possamos refletir sobre as mais diferentes formas de sofrimento que são desencadeadas quando, em contato com as diversidades e singularidades, fazemos de conta que não estão vendo o outro como, de fato, ele é. Isso vale para questões de sexualidade, patologias clínicas, físicas e psíquicas, para pessoas com deficiências. Faço de conta que não vejo, não falo sobre o assunto, muito menos me disponho a ser alguém com quem o outro poderá contar em caso de necessidade.

Ouro dia, lamentando a morte de um amigo, que falecera de cirrose, o homem tentava se justificar:

– “Via ele no bar todos os dias, não quis me intrometer. Talvez eu pudesse ter ajudado ele a se controlar mais na bebida”.

Muitas vezes fingimos que não vemos as diferenças no outro para evitar o contato com as nossas próprias estranhezas. Mas elas seguem ali, nos outros e em nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui