Foguete misterioso colide com a Lua e impacto cria cratera dupla

Buracos têm 18 e 16 metros de diâmetro


0
Crateras criadas por foguete misterioso (Foto: Nasa / Divulgação)

Um foguete de origem misteriosa colidiu com a Lua em março deste ano e criou uma cratera dupla.
O impacto criou dois buracos que se sobrepõem. Uma das crateras possui 18 metros de diâmetro e a outra 16 metros. Juntas, elas criam uma depressão de aproximadamente 28 metros de largura na dimensão mais longa.

Embora astrônomos esperassem o impacto depois de descobrirem que a parte do foguete estava a caminho de colidir com a Lua, a dupla cratera foi uma surpresa. Normalmente, os foguetes gastos têm mais massa na extremidade do motor porque o resto da nave é apenas um tanque de combustível vazio. Mas a cratera dupla sugere que este objeto tinha grandes massas em ambas as extremidades quando atingiu a Lua.
A origem exata do foguete não é clara, mas, de acordo com especialistas, esta foi a primeira vez em que um pedaço de lixo espacial acidentalmente atingiu a superfície lunar. Normalmente, as crateras são resultados da colisão deliberada de naves espaciais na lua.
Quatro grandes crateras lunares são atribuídas às missões Apollo 13, 14, 15 e 17 e são maiores do que cada um dos buracos verificados em 2022. No entanto, a largura máxima da nova cratera dupla é semelhante às crateras Apollo.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui