Formação visa habilitar professores do Ceat como facilitadores de Círculos de Construção de Paz

Intuito é de prevenir e resolver conflitos através da promoção do diálogo


0
Foto: Divulgação

Capacitar e formar os profissionais que atuam no Ceat em diferentes temas considerados importantes para o desenvolvimento dos colaboradores é uma das propostas realizadas anualmente pelo colégio por meio do Programa de Formação Continuada. A partir dos encontros, desenvolvidos de acordo com a área de atuação, os aprendizados podem ser executados e replicados tanto nas salas de aula quanto nos demais setores da escola.

Uma das propostas desenvolvidas com o objetivo de capacitar 100% dos professores, além de profissionais que atuam em outras áreas, é a Formação de Facilitadores da Paz. A iniciativa, que integra o Programa de Competências Socioemocionais do Ceat, visa aplicar a Justiça Restaurativa tornando os docentes facilitadores dos Círculos de Construção da Paz. O intuito é de prevenir e resolver conflitos através da promoção do diálogo e fortalecimento dos relacionamentos saudáveis, colaborando para uma comunidade escolar mais pacífica.

O primeiro grupo de professores começou a formação em 2020 presencialmente. Devido à pandemia, a proposta foi interrompida e remodelada, sendo oferecida agora no formato virtual. Nesta semana, os professores que participaram da primeira turma de 2021 concluíram as aulas. Foram cinco encontros com a assistente social, instrutora e palestrante em Justiça Restaurativa, Tânia Fröhlich Rodrigues. A especialista em Metodologias com Famílias explica que “com essa possibilidade de vivência formativa, os educadores têm acesso a uma ferramenta que estimula no aluno e em toda a comunidade escolar o acolhimento, a escuta amorosa, o exercício do não julgamento e o diálogo colaborativo. Dessa forma, além de ensinar com excelência, contribui para revisitar os valores de cada um e as habilidades pessoais que contribuem para uma conduta mais pacífica.”

Esta formação já foi vivenciada também pelo diretor geral do Ceat, Rodrigo Ulrich, o diretor da Unidade Região Alta, Germano Hickmann, a vice-diretora, Rosângela von Muhlen, e a orientadora educacional, Laura Oppermann Elter. Dentro da mesma temática, no início do ano letivo de 2020, os professores participaram da Formação Pacto pela Paz, com o Instituto Cidade Segura, uma ação vinculada ao projeto da prefeitura de Lajeado. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui