A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o Conselho Municipal de Política Cultural convocam o Fórum Extraordinário Municipal de Cultura, que ocorrerá nesta quarta-feira (27), às 18h30, na Casa de Cultura de Lajeado. A pauta do Fórum consiste na eleição para escolha dos novos representantes da Sociedade Civil para o Setorial de Etnias e Folclore, que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural devido ao impedimento de participação dos atuais representantes.
ouça a entrevista
Poderão participar do processo de escolha dos representantes da sociedade civil os cidadãos residentes e domiciliados no município de Lajeado, artistas, produtores e agentes culturais, conselheiros, gestores e demais protagonistas da cultura, sejam de ordem pública, privada ou da sociedade civil com vinculação ao segmento cultural de etnias e folclore.
Em entrevista ao programa Panorama da manhã desta terça-feira (26), a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ana Cecília Togni explica que no grupo são nove setores. Cada setorial tem um titular e um suplente da sociedade civil, que participa das reuniões mensais. “Ele pode trazer demandas, sugestões ideias, e até críticas de pessoas que estão por trás.”
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel informa que o Conselho ajuda a definir políticas públicas ligadas a cultura, aonde investir verbas, entre outros. Reckziegel comenta que a organização foi importante para “chegarmos nos trabalhadores da Cultura para distribuir o Auxílio Emergencial da Cultura.”
“É uma forma de termos um braço que ajude a definir as políticas, executar, participar de eventos”, descreve Reckziegel, que também é vice-presidente do Conselho. RG/AI