Fragilidades podem ser um trunfo para o sucesso

As pessoas precisam ter um pouco de dificuldade na vida, senão se acomodam. As dificuldades despertam um senso de urgência


0
O jornalista inglês Malcolm Gladwell (Foto: Divulgação)

“É bom ter problemas!” É o título do livro escrito pelo jornalista Malcolm Gladwell, onde defende que fragilidades podem ser um trunfo no caminho para o sucesso. Segundo ele, acreditamos em geral que as desvantagens sempre trazem prejuízo. Contudo, as pessoas precisam ter um pouco de dificuldade na vida, senão se acomodam. As dificuldades despertam um senso de urgência.

O autor acredita que empresas chefiadas por líderes capazes de mostrar que as desvantagens fazem parte do jogo podem se dar bem. Tais líderes deixam claro que a grande sacada é lidar com a situação. O importante é acreditar que aparentes problemas, como a entrada de um concorrente ou a vigência de uma nova lei, podem se transformar em oportunidades. A pergunta é: O que podemos fazer daqui em diante? Isso vale para os chefes também. Em vez de entregar soluções ou fórmulas prontas, deveriam distribuir problemas.

Nesse sentido, refiro reflexões da psicóloga Fernanda Tochetto, que acaba de lançar o livro “Destrave a sua vida e saia do rascunho”. Na página 172 da obra ela diz que é importante a gente se permitir ser imperfeito. Diz ela: Quantas oportunidades você está perdendo com a velocidade do ambiente e do mercado por se perguntar: Será que eu posso fazer algo diferente? Será que eu posso colocar algo mais? E continua: Na velocidade com que as coisas mudam hoje, 90 dias é o que dura um planejamento. “Se você está perdendo tempo porque quer fazer tudo perfeito, perderá resultados também. Cresça com aquilo que você já tem, fazendo com consistência e respeito cada etapa”.

Por Dirce Becker Delwing, jornalista, psicóloga e psicanalista clínica

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui