França confirma surto severo de gripe aviária em criação de patos

Doença tem se espalhado rapidamente pela Europa, o que tem colocado a indústria avícola em alerta


0
Foto: Pixabay/ilustrativa

O Ministério da Agricultura da França disse nesta terça-feira (8) que a gripe aviária H5N8 foi encontrada em uma criação de patos no sudoeste do país, confirmando o primeiro surto do vírus em uma fazenda neste ano. O surto foi relatado pela primeira vez na segunda-feira, mas na ocasião ainda não estava claro a cepa do vírus envolvida nos casos.

A gripe aviária tem se espalhado rapidamente pela Europa, o que tem colocado a indústria avícola em alerta depois que surtos anteriores levaram ao abate de dezenas de milhões de aves. “O laboratório nacional de referência (ANSES) confirmou hoje a infecção de uma fazenda de 6.000 patos pelo vírus H5N8 no município de Benesse-Maremne (região de Landes), onde foi observada alta mortalidade no dia 5 de dezembro”, disse o ministério em nota.

Uma zona de segurança foi demarcada ao redor da fazenda em 7 de dezembro, implicando em monitoramento extra, proibição de movimentação de aves e medidas sanitárias adicionais, disse o ministério, acrescentando que todos os patos da unidade foram sacrificados. A França já detectou o vírus H5N8 em aves vendidas em três lojas. Investigações descobriram que as aves selvagens foram vendidas pela mesma pessoa no norte da França, disse o Ministério da Agricultura na semana passada.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui