Fruki adota modelo de trabalho híbrido

Formato possibilita manter vínculos com colegas e usufruir de uma vida familiar integrada


0
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

A covid-19 provocou mudanças estruturais no mercado de trabalho e novos formatos são uma realidade em todo o mundo. A Bebidas Fruki tinha um projeto piloto de home-office que se intensificou com o novo cenário da pandemia. Com o surgimento do coronavírus, foram mapeadas as operações que poderiam permanecer em casa de acordo com a atividade exercida. Desde então, uma nova rotina se estabeleceu, baseada na confiança, responsabilidade e entrega de resultados.

Conforme a Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Bebidas Fruki, Ana Luisa Herrmann, esse movimento é uma tendência global. “A flexibilidade faz parte de uma gestão alinhada, trazendo benefícios, como tempo de deslocamento e custos, e a possibilidade do profissional ter uma vida integrada entre o trabalho e a família”, diz.

Segundo a gerente, depois de seis meses, uma pesquisa foi realizada para entender como as pessoas estavam se sentindo trabalhando em casa. Um dos valores da Fruki traz na sua essência a motivação e o engajamento das equipes de trabalho. “A empresa foi experimentando e evoluindo”, afirma.

Algumas pessoas têm a necessidade do vínculo com os colegas de trabalho. Nesse caso, o trabalho híbrido fez mais sentido. “Tratamos de uma forma muito aberta esse formato, em que o líder, junto com o profissional, vem compondo um modelo de trabalho que garanta as entregas e que o time se sinta confortável para realizar suas atividades diárias”.

Mas, se por um lado permanecer em casa tem vantagens, é preciso ter certa disciplina e saber se desconectar na hora certa. A empresa focou na comunicação interna para aproximar seus profissionais. “Em um momento de distanciamento, fez muito sentido ficarmos próximos. Fizemos um trabalho de endomarketing para incentivar o cuidado da mente e da saúde dos nossos profissionais e teve excelentes resultados”, diz a gerente.

Formato híbrido proporciona mais tempo com a família

William Leonhardt, Analista de Infraestrutura, trabalha há sete anos na Fruki. Morador da cidade de Teutônia, distante 25 quilômetros da empresa, até o início da pandemia fazia o trajeto diariamente, levando em torno de 30 minutos. “O formato híbrido não foi exatamente uma escolha minha. Por padrão, sempre trabalhei em formato 100% presencial, mas com a chegada da pandemia, tivemos que nos readaptar de forma muito rápida para o home office”, explica.

Segundo o analista, com o passar dos meses ele foi novamente se readaptando, passando para um formato híbrido, ou seja, alternando alguns dias da semana em casa e outros, na companhia. Leonhardt ressalta que algumas atividades são um pouco mais complexas para serem desempenhadas em casa, mas, com o avanço da tecnologia, está sendo cada vez mais fácil realizar as mesmas remotamente. “Muitos dos nossos sistemas não estão mais dentro da empresa, podendo acessá-los de qualquer lugar do mundo”, diz.

Durante o dia a dia, seja no formato home office ou presencial, Leonhardt e seus colegas estão em constante comunicação, por chat ou por vídeo-chamada. Na primeira hora da manhã, realizam um encontro virtual para o alinhamento das atividades que serão desenvolvidas durante o dia e, quando necessário, voltam a conversar uns com os outros. “Depois de praticar o formato híbrido durante alguns meses, percebi que esta é a melhor maneira de se trabalhar, pois eu consigo tirar proveito das vantagens dos dois formatos, juntando o presencial e o home office”, comemora o profissional.

Do lado do home office, ele ressalta algumas vantagens, como a economia no combustível (dirigia em torno de 50 quilômetros por dia), o tempo de deslocamento entre casa e empresa, mais tempo para fazer atividades particulares antes ou após o trabalho e mais tempo com a família, que para ele é muito importante.

Trabalhar alguns dias presencialmente na empresa também tem benefícios. “Consigo resolver atividades que ainda não são possíveis ou que têm maior dificuldade de executar em formato home office, além de ter um contato mais próximo com gestores e profissionais de outros setores. Reencontrar os colegas de trabalho, que querendo ou não é sempre muito importante e saudável, para mim é algo muito bom”, completa Leonhardt. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui