Fumio Kishida é eleito o novo primeiro-ministro do Japão

Ex-ministro das Relações Exteriores de 64 anos foi eleito pelo Parlamento nesta segunda-feira (4). Kishida é herdeiro de uma família de políticos e considerado moderado


0
Fumio Kishida é aplaudido após ser escolhido como o novo primeiro-ministro no Parlamento, nesta segunda-feira, no Japão (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)

O ex-ministro das Relações Exteriores do Japão Fumio Kishida foi eleito nesta segunda-feira (4) o 100º primeiro-ministro do país, após conquistar a maioria dos votos em ambas as casas do Parlamento.

O gabinete do novo premiê deve ser anunciado até o fim do dia e ser formado por aliados do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, segundo a agência de notícias Reuters.

Kishida tem 64 anos, é considerado um político moderado e venceu a disputa pela presidência do Partido Liberal Democrata (PLD) derrotando um adversário mais conhecido: Taro Kono, de 58 anos, que coordenou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no país.

O antecessor de Kishida, Yoshihide Suga, decidiu não concorrer à presidência do PLD, sigla que domina a vida política japonesa desde 1955, e deixar o poder. Suga havia derrotado Kishida em 2020.

O PLD é considerado favorito para as eleições legislativas de novembro, mas a rede de televisão japonesa NHK afirma que Kishida deve antecipá-las para o dia 31.

Quem é Kishida

Kishida foi ministro das Relações Exteriores do Japão entre 2012 a 2017 e é herdeiro de uma família de políticos.

Ele concorreu contra Suga em 2020 e perdeu. Neste ano, o político foi o primeiro a declarar-se candidato para as eleições.

Desta vez, Kishida buscou capitalizar a insatisfação popular com a gestão da pandemia, que minou a popularidade do governo Suga.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui