Furto da fiação elétrica suspende atendimentos na UBS Novo Tempo, no Bairro Santo Antônio, em Lajeado

É a segunda vez neste mês que o posto tem seu funcionamento comprometido pelo mesmo crime


0
Fiação de um poste da rede elétrica resultou na suspensão das atividades (Foto: Luís Fernando Wagner)

O furto da fiação de um poste da rede elétrica resultou na suspensão das atividades da Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Tempo, no Bairro Santo Antônio em Lajeado. Na manhã desta sexta-feira (30), quando servidores da empresa terceirizada responsável pela limpeza chegaram ao local, perceberam a falta de luz. A ação dos ladrões foi a primeira suspeita dos servidores, já que em menos de um mês, é o segundo furtado de fiação. A confirmação do crime veio depois que os funcionários verificaram o poste que fica na calçada de passeio, em frete à UBS, e deram falta da fiação.


ouça a reportagem


 

“É a segunda vez que a fiação é furtada aqui no posto. Na primeira vez, neste mesmo mês de julho, moradores flagraram a ação, que foi realizada por um grupo de jovens. Vamos fazer um boletim de ocorrência policial e verificar as imagens das câmeras de vigilância”, comenta o dentista da UBS Novo Tempo, José Ricardo Busatto.

Foto: Luís Fernando Wagner

Em função do transtorno, a UBS está com o atendimento de pacientes suspenso nesta manhã. “Precisarei reagendar todos os meus pacientes que estavam com atendimento marcado para hoje (30). O médico da UBS só trabalha pela manhã, portanto à tarde não haverá atendimento médico. Todo nosso sistema de agendamento de consultas e outros serviços, como dispensação de medicamentos, estão armazenados em nosso computadores, e como não tem luz, não podemos ligá-los. É um crime cometido por pessoas da comunidade que só prejudica a própria comunidade”, desabafa o dentista.

A concessionária RGE foi acionada para repor a fiação e restabelecer o fornecimento de energia no local. A expectativa é de que na tarde desta sexta-feira (30), o atendimento na UBS Novo Tempo seja normalizado.

Inaugurada em 17 de junho de 2020, a UBS Novo Tempo é referência para algumas especialidades para a macrorregião, que integra os bairros Conservas, Morro 25, Nações, Jardim do Cedro e Santo Antônio. No local, são oferecidos à comunidade diversos serviços, como acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê, dispensação de medicamentos básicos, exame preventivo de câncer de colo de útero e mama e grupo de educação em saúde, entre outros.

A estrutura possui 445,60 metros quadrados edificados, divididos em salas de atendimento odontológico, sete consultórios médicos e de enfermagem, recepção, copa, banheiros, farmácia, sala de esterilização, de utilidades, almoxarifado, depósito, abrigos de resíduos, de espera, de atividades coletivas, de coleta, de administração, de curativos, procedimentos, inalação e de imunizações.

Vídeo: Luís Fernando Wagner

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui