Futuros governantes devem ter discernimento para evitar o inchaço da máquina pública

O que muito se ouviu na região foram promessas de cargos nas eleições de 15 de novembro.


0
Foto: Arquivo

Os acordos

Passado um mês da eleição municipal, com a euforia pela vitória ou a tristeza pela derrota já superados, resta agora esperar pelo cumprimento dos acordos e das promessas feitas no período de campanha. Talvez a grande pergunta é justamente esta: será que irão cumprir tudo que prometeram? Os passos dados na reta inicial de governo serão determinantes. O que muito se ouviu na região foram promessas de cargos. Sabemos que não há espaço para todos na prefeitura, e jamais o Poder Público deveria ser a empresa que mais emprega em um município. Que os futuros governantes tenham o discernimento de evitar o inchaço da máquina pública.

Os nomes

Em Arroio do Meio, prefeito eleito Danilo Bruxel (PP) anunciou sua equipe de trabalho. Gustavo Kasper (PP), ex-vereador e candidato a prefeito pelo partido em 2016, assume a Secretaria Municipal de Saúde. O atual vereador Darci Hergessel (PDT), que não concorreu, assume a Secretaria de Obras. Élcio Lutz será o secretário da Agricultura. O ex-vice-prefeito Áureo Scherer responderá pela Administração. Valdecir Crescêncio será o secretário da Fazenda e Planejamento, enquanto Eliete Winck será a secretária da Educação e Cultura. O suplente de vereador Jonas Schwarzer Sula (PP) será o coordenador de Indústria e Comércio do município.

Articulação

Uma comitiva de Travesseiro esteve reunida com o deputado federal Maurício Dziedrick (PTB) nesta semana, em Porto Alegre. Ele é o vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Prefeito e vice eleitos, Gilmar Southier (MDB) e Tiago Weizenmann (PP), e o vereador reeleito Jonas Morari (PTB) foram em busca de apoio para o encaminhamento de verbas federais para Travesseiro a partir de 2021.

Sonho

Prefeito eleito de Estrela sonda a possibilidade de ter em sua equipe o atual prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, o Lelo (PP). De saída da prefeitura após dois mandatos, Lelo é enfermeiro e conhece bem a área da saúde. Conversas já ocorreram durante a semana. Elmar Schneider (PTB) quer uma equipe de secretários com formação técnica e com afinidades em suas respectivas áreas.

Equipe

Prefeita eleita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany anunciou parte de sua equipe de governo. O vice-prefeito eleito, Elstor Desbessel, assumirá a Secretaria de Planejamento. Márcio Martins irá comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Álvaro Conrad vai para a Secretaria da Fazenda. Edemilson Severo foi anunciado como Secretário de Administração e Transparência. Fábio Eduardo da Silva foi apresentado como Secretário de Comunicação, e o advogado Ricardo Scherer, procurador-geral do município.

Curtas

** Prefeito de Pouso Novo, Aloísio Brock (PTB) esteve em Brasília para assinatura do repasse de verbas federais. Foi acompanhado do vereador Ademir Ferrari (PTB) e recepcionado pelo deputado federal Ronaldo Santini. Brock deixa a prefeitura no final do mês.

** Em Cruzeiro do Sul o atual prefeito, Lairton Hauschild (PSDB), deverá assumir a secretaria da Indústria e Comércio no governo de João Dullius (MDB). A secretaria ainda não existe e deverá ser constituída a partir de 2021.

** Em Forquetinha, a presidência da Câmara de Vereadores será de Jair Groders (MDB) em 2021. Ele foi o mais votado na eleição deste ano.

** Rubens Heineck (Republicanos) será o presidente da Câmara em 2021 no município de Marques de Souza. Rubens é pai do vice-prefeito eleito, Lairton.

** O prefeito eleito de Travesseiro, Gilmar Southier (MDB), terá Junior Rodrigo Weizenmann como secretário da Saúde, Pedro Finger na Administração e Michele Träsel na Educação.

** João Pedro Pazuch (PSB), o mais votado com 778 votos, será o presidente da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul em 2021.

** PSB elegeu um prefeito (Paverama), dois vices (Pouso Novo e Canudos do Vale) e 11 vereadores.

** Advogado Evandro Muliterno de Quadros foi convidado para ser o procurador da Prefeitura de Marques de Souza.

** Mesmo em ano de pandemia, Lajeado registra alta de 36% na criação de MEIs.

** A Covid-19 continua ganhando a corrida, com tantas incertezas, mortes e disputas políticas, numa batalha para ver quem mais aparece mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui