Galeria do Presídio Estadual de Lajeado é isolada para evitar disseminação da Covid-19

Reunião na tarde desta sexta-feira (3) definiu protocolos diante do surto da doença na casa prisional.


0
Reuniões sistemáticas vão debater o status da doença no presídio (Foto:Arquivo/Joel Alves)

A partir da identificação da 14 apenados sintomáticos na galeria B do Presídio Estadual de Lajeado, a área será colocada em isolamento. A definição partiu de reunião virtual, realizada na tarde desta sexta-feira (3), com a presença de lideranças locais. A casa prisional enfrenta um surto da Covid-19.

Quatro presos do regime fechado testaram positivo para a doença. Eles faziam quarentena, em cela isolada, por terem ingressado recentemente no presídio. A Susepe pediu que sejam transferidos para a Superintendência do Hospital Vila Nova, em Porto Alegre. Pelo menos 11 funcionários tiveram contato com os apenados.

Durante 14 dias a galeria B vai ficar numa espécie de isolamento, sem movimentação interna. As audiências virtuais serão adiadas para que os presos não precisem fazer movimentos de uma sala para outra. Também seguirão sendo preconizados os protocolos da Susepe e da Administração Penitenciária do RS. Entre eles estão: reforço na orientação de uso de máscara; higienização diária das celas; refeições nas celas e com utensílios descartáveis; e banho de sol em horários diferentes.

Reuniões sistemáticas devem ser feitas para discutir o status da doença no presídio. Conforme o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), a próxima está agendada para a segunda-feira (6).

O encontro teve as seguintes presenças: titular da Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional de Santa Cruz do Sul, Luciane Inês Morsch Glesse; prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein; diretor executivo do Hospital Bruno Born (HBB), Cristiano Dickel; defensora pública Janaína Neuls Diel; defensor público Fernando Scheffel; promotor de Justiça Sérgio Diefenbach; promotora de Justiça Ana Emília Vilanova; delegada penitenciária da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), no Vale do Rio Pardo, Samantha Longo; e diretor do Presídio Estadual de Lajeado, Ricardo Nachtigall Tessmann.

Texto: Natalia Ribeiro

jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui