Galinha adota 8 filhotes de cachorra que pariu no ninho de ovos

A ave compartilha a proteção dos cães com a cadela.


0
Joaquina, a galinha e os filhotes (Foto: arquivo pessoal)

Uma cena inusitada no Rio Grande do Norte. Uma galinha “adotou” oito filhotes de uma cachorra. A cadela Joaquina teve os cachorrinhos no ninho onde a galinha costuma por os ovos. E depois que eles nasceram, a galinha começou a proteger os filhotes como e fossem dela. E isso vem acontecendo desde o dia 16, quando eles nasceram em uma casa no município de Ielmo Marinho, na Grande Natal.

A dona dos animais, a aposentada Francisca Teixeira, disse que a cadela Joaquina tem um ano e oito meses de idade.

Amigas

E o mais curioso é que as duas “mães” não se estranham, ao contrário! Uma ajuda a outra. A ave inclusive ajuda na criação dos cachorrinhos. Ela aquecendo os filhotes debaixo das asas e limpa as crias da amiga com o bico. E ela ameaça bicar qualquer pessoa que se aproximar para pegar um dos cachorros. “Ela protege mesmo, não deixa ninguém chegar perto. Nunca vi algo parecido na minha vida”, disse dona Francisca.

Explicação

O veterinário José Newton explica que isso acontece porque a cachorra e a galinha têm instinto materno. “Esse comportamento da galinha é chamado de habilidade materna. É a capacidade que o animal tem de abrigar e proteger seus filhotes, mesmo os adotados, como é esse caso. A gente vê nitidamente o gesto de amor e carinho que ela tem com os filhotes”, explica.

Dona Francisca conta as duas se deram bem desde o início. “A cachorra não mexeu com os ovos da galinha, nem a galinha mexeu com os filhos da cachorra, elas se tornaram amigas”.

E mais:

Ela contou que quando a cachorra sai para comer, quem fica cuidando dos cachorrinhos é a “mãe” galinha.

Fonte: Só Notícia Boa/Com informações do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui