Gol de placa: time de futebol doa 818 litros de água sanitária para HBB

Times veterano e master do União Campestre entregaram doação nesta sexta-feira (3). Clube ajudou com cem litros de alvejante no combate à Covid-19.


0
Grupo com 50 jogadores uniu forças contra o coronavírus e fez doação ao hospital de Lajeado (Foto: Natalia Ribeiro)

Gols de placa, as chamadas pinturas do futebol, geralmente ocorrem dentro do campo, porém, foi fora das quatro linhas que os times veterano e master da Lavanderia Campestre, de Lajeado, marcaram um golaço. Na tarde desta sexta-feira (3) os amigos que dividem a paixão pelo jogo entregaram 818 litros de água sanitária ao Hospital Bruno Born (HBB). O objetivo é ajudar no combate à Covid-19.


OUÇA A ENTREVISTA


 

Os donativos foram arrecadados em dois dias, a partir de uma ideia lançada nos grupos que os times têm no WhatsApp. Os atletas amadores foram convidados a doar R$ 20 cada. Segundo o presidente dos times, Rui Pedro Horn, a adesão foi de 100%. “Queremos demonstrar que os R$ 20 investidos por cada integrante do nosso grupo é muito pouco, mas, foi espontâneo. Um pequeno ato que refletiu numa grande ação. Foi uma jogada em que marcamos um gol de placa”, fala ele.

Há três semanas sem o tradicional encontro de sábados à tarde para jogar futebol, por conta da restrição de convívio social provocada pelo coronavírus, os amigos se uniram para fazer algo e ajudar no momento difícil que o mundo vive. Por isso, lembraram da casa de saúde, que está se equipando para enfrentar a doença. “Esse dinheiro não vai fazer falta. Nos três jogos que deixamos de jogar e nos que virão pela frente iríamos gastar muito mais”, comenta Horn. Até a noite desta sexta-feira o HBB já tinha atendido a 116 pessoas com suspeitas do vírus. Destas, 12 foram internadas (cinco já receberam alta) e uma, confirmada com a doença, está na UTI.

Diante da ideia dos times veterano e master da Lavanderia Campestre, a direção do Clube União Campestre também decidiu se engajar. Entre os jogadores foi arrecadado recurso financeiro que possibilitou a compra de 708 litros de alvejante. O União entrou com mais 110 litros do produto, o que fez com que o total de 818 fosse entregue ao hospital. Presidente do Clube União Campestre, e atleta do master, Fábio Grando diz que “é emocionante e gratificante ajudar o próximo. Mais cedo ou mais tarde alguém da nossa família pode precisar da ajuda no hospital”. O HBB tem capacidade para atender a cerca de 360 mil pessoas, possibilidade que o coloca como referência no combate à doença no Vale.

Voluntários e equipe do Hospital Bruno Born durante a entrega, na tarde desta sexta-feira, 3 (Foto: Natalia Ribeiro)

Gerente financeiro contábil do HBB, Alexsander Guimarães conta que mais oito leitos, além dos existentes, estão sendo preparados para o setor Covid-19. Além disso, há 47 funcionários atuando exclusivamente no setor. Ele agradece pela doação recebida. “Cada um ajudando, da forma que consegue, é muito importante. Um pouquinho de cada um se transforma em muito”. Guimarães lembra que a casa de saúde tem recebido muitas doações da comunidade e, por isso, reforça os agradecimentos. “Percebemos que a população abraçou o hospital”.

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui