Eduardo Leite acredita que Vale do Taquari permanecerá em bandeira laranja

Em visita a Lajeado, governador disse que indicadores apontam para manutenção de risco médio no distanciamento controlado.


0

Por volta do meio-dia desta sexta-feira (10), o governador Eduardo Leite sobrevoou o Vale do Taquari, especialmente Lajeado, que foi fortemente atingido pela cheia do Rio Taquari. Na cidade de Lajeado, Leite foi recebido pelo prefeito Marcelo Caumo e por prefeitos da região que apresentaram a situação da região. Em seguida, o governador visitou o Parque do Imigrante, para onde as famílias foram realocadas. O chefe do Executivo gaúcho disse que se solidariza com a região e que veio buscar as demandas apresentados pelos prefeitos do Vale do Taquari.


ouça a reportagem

 


Há 300 desabrigados e mil desalojados em Lajeado. Os pavilhões do Parque do Imigrante recebem as pessoas que tiveram que sair de suas casas e não têm para onde ir na cheia.

O governador conversou logo na chegada com os prefeitos Klaus Werner Schnack (Arroio do Meio), Celso Kaplan (Imigrante), Lourival Bernardino Seixas (Muçum), Edmilson Busatto (Bom Retiro do Sul), Lairton Hauschild (Cruzeiro do Sul) e Rafael Mallmann (Estrela), que apresentaram demandas dos municípios referente ao auxílio devido à chuva.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Celso Kaplan, questionou sobre as bandeiras do distanciamento controlado, implantado pelo Estado em função da pandemia do novo coronavírus, e juntamente com outro prefeitos, apelou para que o Vale não passe de bandeira laranja (risco médio), para bandeira vermelha (risco alto), já que isso causaria a necessidade de uma força tarefa em meio a calamidade das cheias, para tentar recorrer da decisão, além da necessidade do comércio abastecer as famílias necessitadas.


ouça o questionamento

 


Leite acredita que pelos números apurados nos últimos dias, a região deve permanecer na bandeira laranja, embora não tenha garantido a manutenção da cor que representa o risco médio. Leite conversou com lajeadenses alojados nos pavilhões e disse que vai avaliar quais as próximas ações de ajudas que serão efetuadas para o Vale do Taquari. Para Lajeado, a Defesa Civil do Estado já enviou 3 mil máscaras faciais, 300 tubos de álcool em gel, 300 tubos de sabonete líquido e 20 protetores faciais.

Após a visita aos desabrigados, Leite retornou as imediações do Corpo de Bombeiros, onde o helicóptero o esperava para retornar a capital dos gaúchos.

Texto: Júlio César Lenhard
redacao@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui