Governador Eduardo Leite inaugura unidade do Tudo Fácil no Shopping Lajeado

“Nós precisamos repensar os serviços do governo de forma a torná-lo fácil para o cidadão”, afirmou o chefe do Executivo gaúcho


0
Corte da fita marcou a inauguração do primeiro Tudo Fácil no interior do RS (Foto: Artur Dullius)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), voltou à região nesta quinta-feira (23). Em seu primeiro compromisso, por volta das 8h30, ele participou da inauguração da unidade de atendimento do “Tudo Fácil” junto ao shopping Lajeado. Com a abertura ao público, prevista para acontecer em 10 de janeiro, esta será a primeira agência deste modelo no interior do Estado.


ouça a reportagem

 


A cerimônia contou também com a participação de outras autoridades, como o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, e o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Em seu pronunciamento, o prefeito agradeceu a escolha pela cidade e disse que, em cada visita do governador ao município, são trazidas boas notícias. “Neste ano tão intenso que foi 2021, para finalizar o ano, só tenho a agradecer, em nome de todos os lajeadense, por todo o empenho e a dedicação e por tudo que tem feito pelo Vale do Taquari e por Lajeado. Siga firme e que tenhamos grandes notícias ainda pela frente”, enalteceu.

Leite falou sobre a necessidade de ajustar a forma como os serviços são prestados para a população (Foto: Artur Dullius)

O “Tudo Fácil” centraliza serviços como confecção de RG e CPF, serviços do FGTAS/Sine, Detran, INSS, IPE Saúde e Previdência, serviços da RGE e, em Lajeado, também terá serviços do município. Serão mais de 90 serviços de forma presencial, além de 300 orientados via portal RS.GOV.

“Nós precisamos repensar os serviços do governo de forma a torná-lo fácil para o cidadão. Como o governo é monopolista na prestação dos serviços, não concorre com ninguém, as vezes a tendência acaba sendo de se acomodar. O cidadão vai precisar deste serviço de qualquer maneira e não tem a quem recorrer, pois o estado não está, dentro de seu território, concorrendo com outro”, lembra Leite.

Ele destacou ainda que é necessário ajustar a forma como os serviços são prestados para a população, repensando etapas, processos e toda a burocracia. Leite lembrou também que o RS é líder nacional no ranking de serviços digitais e, atualmente, 70% dos serviços já são oferecidos em plataformas digitais.

Leite ressaltou que o RS é líder nacional no ranking de serviços digitais (Foto: Artur Dullius)

“Precisamos tornar um espaço de letramento digital, para ensinar o cidadão sobre como que ele pode ser atendido diretamente pelas ferramentas digitais. A gente sabe que nem todo mundo consegue trilhar o caminho com segurança. Existe aquela dúvida e o receio. Por isso que estamos expandido no serviço do tudo fácil a capacidade de informar e orientar a população”, pontuou.

A escolha pela cidade de Lajeado se deu por meio de um mapeamento com dados do IBGE, do potencial de pessoas beneficiadas, e da localização geográfica. A expectativa é que sejam realizados cerca de 250 mil atendimentos por ano na unidade do município. Serão 18 guichês, com cerca de 90 funcionários, para atender 700 pessoas por dia, segundo a estimativa. A unidade tem 626 metros quadrados e ocupa cerca de 5% do espaço locável do centro comercial.

Conforme o governador, além de Lajeado, também já estão previstas outras nove unidades pelo interior do RS. Algumas delas devem ser instaladas em Rio Grande, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Santa Cruz do Sul. “Talvez a crise fiscal, os problemas financeiros do Estado e a desorganização dos governos foi impactando na capacidade de expandir serviços como este. Nós priorizamos isto. Trabalhamos a lógica de reorganização das contas, mas o Estado não vive só para pagar as contas em dia. Então, desde o início trabalhamos com a ideia de criar as condições para que pudéssemos interiorizar o Tudo Fácil”, concluiu.

Autoridades também realizar o descerramento da placa (Foto: Artur Dullius)

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui