Governador gaúcho assina convênio para ofertar cursos de graduação a distância a apenados

“Queremos viabilizar essa capacitação para cada vez mais termos um sistema prisional cumprindo sua missão, que é o duplo caráter da pena, disse Leite


0
Foto: Vanessa Kannenberg/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite assinou, na manhã desta terça-feira (20), um acordo de cooperação com a Apesc (Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul) para ofertar cursos de graduação EAD (ensino a distância) para apenados no município do Vale do Rio Pardo. “Queremos viabilizar essa capacitação para cada vez mais termos um sistema prisional cumprindo sua missão, que é o duplo caráter da pena.

A pena tem função de restringir a liberdade e, assim, punir, e de outro lado, de ressocializar, porque todas essas pessoas voltam ao convívio social. Temos consciência de que é um dever de todos, da sociedade, e claro, do governo, por meio do sistema penal, de proporcionar condições para que as pessoas sejam reinseridas. E essa parceria é uma oportunidade de ressocialização. Esse processo não é apenas para o apenado, é também para a sociedade, que precisa vencer os preconceitos, quebrar os paradigmas, para que tenhamos processo de reinserção efetivo”, disse o governador durante a assinatura do convênio, na Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), que é mantida pela Apesc.

A parceria prevê a colaboração e o intercâmbio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente, serão oferecidas cinco bolsas integrais de estudo na modalidade de educação a distância. O governo pretende levar esse projeto a outras universidades. “É um primeiro passo. São cinco vagas. Vamos expandir com outras parcerias, quem sabe novas vagas na própria Unisc, para que possamos ampliar esse projeto. Cinco vagas dentro de um sistema penal com, hoje, 42 mil apenados, parece um percentual muito pequeno, mas para cada um deles e para suas famílias, é 100% de oportunidade. Portanto, é inestimável o bem que se faz a essas pessoas e às pessoas em volta delas. Isso nos alegra e nos motiva, e estamos muito satisfeitos com essa parceria com a Unisc”, detalhou Leite.

Fonte: O Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui