Governador participa da abertura da colheita da erva-mate em Ilópolis, e garante reforma da ERS-332

Evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (24); festa integra, desde 2019, o calendário oficial do Estado


0
Governador Eduardo Leite participou da abertura da colheita em Ilópolis (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini) 

O governador Eduardo Leite cumpriu agenda no Vale do Taquari nesta segunda-feira (24). Pela manhã ele participou do lançamento do livro sobre imigração italiana no Rio Grande do Sul, em Arvorezinha, e à tarde esteve em Ilópolis, na abertura da colheita da erva-mate. No evento, Leite fez menção ao Programa Gaúcho para Qualificação e Valorização da Erva-mate. “É um programa de qualificação em parceria com o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), que trabalhamos a pesquisa da planta e assim agregamos valor e temos um melhor aproveitamento economicamente”, destaca.

Além disso, o governador elogiou a região por investir no turismo e garantiu melhorias em breve na ERS-332, rodovia que vai de Arvorezinha, passa por Soledade, Espumoso, Lagoa dos Três Cantos e termina em Não-Me-Toque, e a pavimentação do acesso asfáltico entre Santa Tereza e Muçum, ligando o Vale do Taquari ao Vale dos Vinhedos, na Serra. “A região está de parabéns pela mobilização que faz para sua vocação turística. O governo do RS anuncia que vai colocar recursos para a qualificação da ERS-332, e vamos trabalhar com os municípios para fazermos a conexão do Vale dos Vinhedos com o Vale do Taquari”, ressalta.

Já o presidente da Ibramate Alberto Tumelero, disse que o evento demonstra a valorização da erva-mate. “É um momento importante para toda cadeia produtiva da erva-mate porque acontece pela primeira vez a celebração da colheita, e Ilópolis é um dos polos da erva, esse município e outros dependem exclusivamente desse setor. A presença do governador demonstra a valorização da produção”, comenta.

A produção no Estado alcança em torno de 280 mil toneladas de folhas por ano, em uma área de 31 mil hectares. De acordo com o Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate/RS), há 250 indústrias focadas no segmento, além de cerca de 14 mil propriedades especializadas na produção da folha.

Também participaram do evento o prefeito de Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi, os secretários Ronaldo Santini (Turismo), Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios), Danrlei de Deus (Esporte e Lazer) e Juvir Costella (Logística e Transportes).

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui