Governadores do Sul anunciam regulação compartilhada de leitos, insumos e medicamentos

Reunidos em Florianópolis, chefes de Executivo discutiram ações conjuntas para enfrentamento à Covid-19 nos três Estados


0
Entre as medidas tomadas, governador Leite descreveu a ampliação em 142% da rede de leitos de UTI (Foto: Maicon Hinrichsen / Palácio Piratini)

Os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Carlos Massa Ratinho Junior (Paraná) e Carlos Moisés da Silva (Santa Catarina) se reuniram na tarde desta quarta-feira (17), na sede do governo catarinense, em Florianópolis, para articular ações conjuntas de enfrentamento à pandemia na região Sul.

No encontro, os chefes de Executivo anunciaram um compromisso de ajuda mútua, inclusive na utilização das suas estruturas hospitalares e de integração dos sistemas reguladores de saúde, tanto de medicamentos, como insumos e equipamentos.

Além disso, reforçaram a intenção de compra consorciada de vacinas para disponibilizar ao Plano Nacional de Imunizações. O Sul do Brasil foi considerado pelos governadores o atual “epicentro da crise sanitária”, o que foi confirmado pelo novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pelo antigo, Eduardo Pazuello, em participação virtual na reunião.

No Rio Grande do Sul, mesmo com a ampliação da rede de leitos de UTI em 142% desde o início da pandemia, a taxa de ocupação geral de leitos de UTI SUS está em 99,8%, e os leitos privados já ultrapassam a capacidade instalada, com 134,5%, com pacientes internados fora de leitos formalmente existentes na rede privada.

Fonte: Governo RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui