Governo anuncia redução de gás natural veicular

Na última semana foi anunciada a redução do preço devido à isenção de Cide e Pis/Cofins, sendo que estes impostos ficarão zerados até o final do ano


0
Foto: Divulgação

O gás natural veicular, o GNV, está cada vez mais presente junto aos combustíveis tradicionais e com diversos benefícios, como 30% a mais de rendimento. Trata-se de um combustível em sintonia com as necessidades do mundo moderno, conciliando eficiência, economia e respeito ao meio ambiente.

A empresa Charrua Gás que agora é Arco GásNatural, empresa do Grupo ArcoBrasil, é a maior distribuidora de gás natural comprimido do sul do Brasil. A compressão do gás é necessária para o transporte rodoviário do gás natural. A Arco GásNatural oferece os serviços de compressão, transporte e comercialização de gás natural para todo o sul do Brasil e está expandindo suas operações para outros estados.

Na última semana, o governo federal anunciou a redução do preço do gás natural devido à isenção de Cide e Pis/Cofins, sendo que estes impostos ficarão zerados até o final do ano. A Lei foi assinada no Congresso e sancionada pelo Governo Federal. O que significou uma média de R$0,37 na bomba para o consumidor.

Nos últimos anos, a Arco GásNatural expandiu a distribuição de gás natural para o interior do estado, o que gerou um aumento de 35% no consumo desta energia na região metropolitana, resultando numa maior autonomia para os veículos convertidos.

As cidades com postos Charrua que disponibilizam o abastecimento de GNV são: Lajeado, Casca, Soledade, Pelotas, Santa Maria, Estrela, Pantano Grande, Torres, Viamão, Osório, Santa Cruz do Sul, Vacaria e Capão da Canoa e em breve Passo Fundo e Portão.

Saiba mais sobre o gás natural

A tecnologia utilizada nos veículos para rodar com GNV atende às normas internacionais e a segurança do uso está comprovada por uma série de aspectos. Entre eles, o fato do gás natural ser mais leve que o ar e assim, dissipar-se facilmente na atmosfera em caso de vazamento. Para que se inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620°C, enquanto que o álcool se inflama a 200°C e a gasolina a 300°C.

Importante também é saber que o gás natural é incolor e inodoro, queimando com uma chama quase imperceptível. Por questões de segurança, o produto é odorizado com mercaptana, componente químico que lhe confere cheiro, tornando seu vazamento detectável. Todos esses fatores se somam às nobres vantagens ambientais.

O gás natural emite muito menos poluentes do que os demais combustíveis fósseis, podendo substituir outras fontes de energia como carvão, óleo combustível, diesel e gasolina, que são mais agressivas ao meio ambiente. Além disso, também pode ocupar o espaço do gás de cozinha e a lenha. Os pontos positivos são perceptíveis no dia a dia, já que o gás natural reduz a emissão de poluentes emitidas pelos veículos.

Arco GásNatural

Pioneira no mercado de Gás Natural (GN), a então Charrua Gás, não se ateve à criação do primeiro posto GNV no Vale do Taquari e unidade Lajeado, em 2005. Atualmente a Arco GásNatural é a maior empresa com operação de gás natural comprimido no Brasil.

A rede de postos GNV, possui atualmente 15 postos no Rio Grande do Sul. Com estrutura logística privilegiada, tanto a usuários como aos postos da rede, que estão integrados à estação de compressão, em Esteio.

O gás natural veicular é um combustível que vem sendo cada vez mais utilizado, estando em sintonia com as necessidades do mundo moderno, conciliando eficiência, economia e respeito com o meio ambiente (AI/EF).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui