Governo de Estrela apresenta “Memorial das Pessoas”

Inauguração, com exibição do primeiro vídeo ocorre nesta quinta-feira (19), às 16h junto ao Memorial de Estrela


0
Foto: Divulgação

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Estrela inaugura, na próxima quinta-feira (19), às 16h, o projeto “Memorial das Pessoas”. Em depoimentos gravados em vídeos, personagens marcantes da história, ainda vivos, irão narrar fatos e acontecimentos do passado. O projeto nasceu por conta das comemorações dos 145 anos de emancipação política de Estrela, e ficará à disposição dos visitantes no Memorial de Estrela.

A secretária da Secel, Carine Schwingel explica que o projeto quer registrar, preservar e transformar as informações contidas nas experiências de vida das pessoas em uma forma preservar a história da comunidade estrelense. “A proposta é reunir depoimentos em vídeos que serão colhidos no ambiente de vida de cada pessoa. Na sua casa, seu trabalho, sua lida comunitária, enfim, no seu habitat, mostrando como sua vida evoluiu a partir da evolução da cidade”, conta Carine. As gravações já iniciaram, e na medida em que avançam, estes depoimentos serão divulgados em canais digitais para serem acessados por todas as pessoas. “Os vídeos também serão expostos de forma permanente em um espaço digital a ser implantado no prédio que vai sediar o Memorial do município”, acrescenta a secretária.

Cada um dos personagens que participarem das gravações do Memorial das Pessoas terá seu depoimento transformado em documento impresso, para ser exposto em momentos históricos. Já ao final do projeto, o conteúdo será editado em livro, contendo as histórias, fotografias e lembranças dos participantes. “Queremos garantir a preservação das memórias, uma vez que todo o conhecimento empírico estará preservado pela eternidade no formato digital”, complementa Carine.

O primeiro vídeo que será disponibilizado no acervo é de Maria Dresch. A versão compacta da gravação será exibida durante o lançamento do Memorial das Pessoas, marcado para esta quinta-feira (19), a partir das 16h, no Memorial de Estrela, na Rua Treze de Maio, 398, no Centro de Estrela. O prefeito municipal Elmar Schneider irá participar do evento de lançamento do projeto. AI/VM

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui