Governo de Estrela irá lançar projeto pioneiro na educação

Dentre as ações programadas, está a realização de uma feira de inovação, ciência e tecnologia


0
Projeto será o carro chefe da secretaria ao longo do ano (Foto: Artur Dullius)

No próximo dia 26 de abril o Governo Municipal de Estrela irá fazer o lançamento oficial do projeto Estrelas do Conhecimento. Durante a manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Educação detalhou a proposta para a imprensa da região. Dentre as ações programadas, está a realização de uma feira de inovação, ciência e tecnologia.


ouça a reportagem

 


Segundo a titular da pasta, Elisângela Mendes, este será o carro chefe da secretaria ao longo do ano. “É um projeto muito grande, que nos faz trilhar um caminho de aprendizagem significativa para os alunos da nossa rede. Ele vai acontecer em várias etapas e prevê uma pré-iniciação de pesquisa científica para todos os alunos da rede municipal, desde o 1º ano do ensino fundamental, até a educação de jovens e adulto”, explica.

A feira está prevista para ocorrer dos dias 25 a 27 de agosto. Antes disso, os alunos da rede municipal de ensino irão desenvolver quase 360 projetos de pesquisa. Destes, 60 serão selecionado para a etapa municipal e estarão expostos no evento. “Nós falamos muito da questão da aprendizagem com qualidade e da criança protagonista. O que este projeto traz no município é justamente o protagonismo da criança em fazer um projeto de pesquisa com base em temas relevantes da comunidade e no seu interesse pessoal”, relata.

Secretária Elisângela Mendes apresenta o Estrelas do Conhecimento (Foto: Artur Dullius)

Conforme a secretária, serão mais de 3,6 mil m² direcionando para ciência, a inovação e a tecnologia. A programação será aberta para a participação de professores e alunos de toda a região. Ela prevê a realização de oficinas, uma sessão mirim do legislativo e uma reunião com todos os secretários da educação do Vale do Taquari. “Nesta primeira edição teremos os alunos da rede municipal apresentando suas pesquisas. Quem sabe mais a diante outras cidades queiram se engajar e também possam trazer seus alunos para exporem trabalhos”, projeta.

Para este ano, a comissão organizadora do projeto prevê um público de aproximadamente 10 mil pessoas na feira. “Não há no Estado notícias de uma feira educacional neste sentido. Estrela vem trazendo seu protagonismo em diversas áreas, mas especialmente na educação”, garante.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui