Governo e oposição da Venezuela chegam a acordos parciais em negociações no México

Eleições regionais para prefeitos e governadores ocorrem em novembro


0
Foto: Divulgação

O governo e a oposição da Venezuela alcançaram acordos parciais para estabelecer mecanismos para a gestão da pandemia de covid-19 na segunda-feira (6).

Nos últimos dias, representantes dos dois lados se encontraram na Cidade do  México para encontrar uma saída para a crise política no país. Uma delegação da Noruega intermediou as conversas, que ocorrem para tentar viabilizar eleições em novembro.

Também foi anunciada uma nova reunião, de 24 a 27 de setembro, na Cidade do México. O acordo foi anunciado em um comunicado conjunto publicado ao final do encontro.

Acordo para combater a covid-19

Os mecanismos para combater a covid-19 incluem “recorrer a recursos de ativos como os que concede o Fundo Monetário Internacional”, afirmou Jorge Rodríguez, líder do Parlamento venezuelano e homem de confiança do presidente Nicolás Maduro.

O líder dos negociadores da oposição, Gerardo Blyde, destacou que é importante “ter alcançado um espaço que esperamos que seja despolitizado para acordar todas estas medidas em matéria humanitária e, adicionalmente, que seja árduo, que não seja utilizado como bandeira política”.

Eleições regionais em novembro

As negociações buscam ainda a suspensão das sanções econômicas contra a Venezuela e a garantia de eleições livres. O diálogo acontece visando as eleições de governadores e prefeitos em novembro, nas quais participarão os principais partidos políticos da oposição, o que rompe um boicote eleitoral de três anos.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui