Governo esvazia Barragem das Laranjeiras para avaliação estrutural na Serra do RS

Construída nos anos 1960, a barragem apresentava vazamentos causados por atos de vandalismo.


0
Foto: Letícia Jardim / CEEE

A Barragem das Laranjeiras, no limite entre Canela e Três Coroas, na Serra do RS, foi esvaziada nesta terça-feira (20) para análise estrutural, conforme comunicou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). A intervenção iniciou no sábado (17). A estrutura estava desativada e está sob a administração da CEEE.

Construída nos anos 1960, ela apresentava vazamentos, segundo a Prefeitura de Três Coroas, causados por atos de vandalismo. Pelo menos a cidade de Três Coroas ficou sem abastecimento de água, interrompido devido ao lodo que estava represado no fundo da contenção e que está sendo arrastado pelo Rio Paranhana.

Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Eliane Aparecida Martins dos Santos, não há contaminação na água. Peixes foram encontrados mortos no local, mas, segundo a titular da pasta, foi em decorrência do impacto da descida da água.

A oxigenação do rio não foi comprometida, assegura Eliane. Segundo o governo do estado, o procedimento está sendo concluído e medidas de mitigação serão tomadas para evitar maiores transtornos. No fim da tarde, a Corsan reiniciou o abastecimento em Três Coroas.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui