Governo federal realiza ato de assinatura para duplicação da BR-386

Para a execução das obras, são previstos investimentos de R$ 250 milhões


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Nesta segunda (17), o governo federal promoveu o ato de assinatura para a duplicação da BR-386, entre Lajeado e Marques de Souza. A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Infraestrutura e contou com a presença do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, do diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti, dos senadores Luís Carlos Heinze e Lasier Martins, e dos prefeitos Marcelo Caumo, de Lajeado, Fábio Mertz, de Marques de Souza, Paulo Grunewald, de Forquetinha, e Gilmar Southier, de Travesseiro.

O primeiro trecho a ser duplicado tem 20,3 quilômetros de extensão e vai do km 325,5, em Marques de Souza até o km 345,8, em Lajeado. Para a execução das obras no trecho estão previstos investimentos em torno de R$ 250 milhões.

Na última semana, a concessionária já havia sido comunicada sobre a emissão da licença. Porém, aguardava o recebimento do documento de forma oficial, com as diretrizes para execução das obras na rodovia. Segundo a CCR, toda a análise prévia do local, bem como as instalações do canteiro de obras e alojamentos, além da preparação do maquinário e das frentes de obras já foram concluídas.

Ao todo, além da duplicação dos 20,3 quilômetros, ainda serão feitos 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.

A previsão é que 50% da obra seja concluída até o dia 15 de fevereiro de 2022. A concessionária tem até o dia 15 de fevereiro de 2023 para entregar a duplicação integral entre os dois municípios.

Veja abaixo todas as ações que serão realizadas pela CCR ViaSul em cada município nesse primeiro trecho de intervenções:

Marques de Souza

– construção de novos acessos (km 310,5, km 310,6, km 315,8, km 324,8, km 325,8, km 326,8 e km 329,3);

– construção de novos retornos (km 312,1, km 314,2, km 324,2, km 330,5 e km 337,5);

– construção de nova passarela (km 325,8);

– readequação de interconexão (km 317,3);

– construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre a Várzea Marques de Souza;

– implantação de nova iluminação na via principal;

Forquetinha

– melhoria de acesso (km 338);

– construção de nova passarela (km 338);

Lajeado

– criação de novos acessos viários à Forquetinha;

– construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre o Arroio Forquetinha;

– construção de novas vias marginais em ambos os lados da rodovia (do km 339,3 ao km 345,8);

– construção de novas passarelas (km 338, km 342,5, km 344,3, km 346,6 e km 347,9);

– novas passagens inferiores e superiores (km 339,8, km 344,4 e km 345,3);

– novo acesso no km 338;

– nova interconexão no km 341,7;

– readequação de interconexões no km 346,1, no km 347,1 e no km 348,9;

– implantação de nova iluminação na via principal e marginais.

Em 10 anos, a CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão.

Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação. AD/AI

 

 


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