Grupo de 15 motociclistas sai de Lajeado em viagem de nove dias para Argentina

Com retorno programado para o dia 23, amigos seguem em direção a região de Salta e Cafayate, no Norte do país. Saída foi por volta das 6h30 desta sexta-feira (15)


2
Concentração ocorreu por volta das 6h30 desta Sexta-feira Santa ás margens da BR-386, em Lajeado (Foto: Rádio Independente / Divulgação)

Um grupo de amigos, composto por 15 motociclistas e mais um carro de apoio, saiu de Lajeado por volta das 6h30 desta sexta-feira (15) rumo a Argentina. Eles pertencem a uma turma que já existe a mais de dez anos com base em um grupo de trilha de motos, e por se conhecerem há bastante tempo e andarem juntos, surgiu a ideia de comprarem motos de altas cilindradas, chamadas de “big trevos”, para fazerem viagens longas e conhecerem a América do Sul. De lá para cá, já foram muitos passeios e lugares visitados. Sendo agora a região de Salta, no Norte da Argentina, a próxima parada. O local fica há cerca de 1.730 km de Lajeado.


ouça a reportagem 


 

Conforme um dos integrantes do grupo, o empresário Rene Reis, eles já haviam passado pela região e por isso decidiram retornar. “Por ali que se passa para ir para Bolívia também, então depois de dois anos de pandemia resolvemos voltar lá, não cruzar a Cordilheira, mas só ir para essa região que é muito bonita”, relata. O motociclista também falou sobre a organização do grupo para que todos façam o trajeto juntos. “Os principais transtornos são na hora de abastecer, são 15 motos abastecendo ao mesmo tempo, isso chega a parar o posto de combustíveis. Tem lanche para fazer, tem a segurança dentro da viagem, saber se o colega está vindo realmente, se saiu do posto. Então temos um combinado com dois ou três que ficam responsáveis por ir cuidando dos outros”, conta.

Além disso, Reis falou de uma regra que considera muito importante entre o grupo: “Sempre cuidar do companheiro de trás, do farol de trás, se ele começa a ficar distante, tu começa a reduzir velocidade pra esperar ele chegar e ver o que aconteceu”, comenta. Outro fator destacado é uma técnica na hora de abastecer, em que ao invés de colocar o veículo ao lado da bomba, eles colocam três motos ao mesmo tempo. “Ao invés de parar a moto na paralela da bomba, a gente para três motos imbicadas na bomba, ocupando um pouco mais de espaço, dai o frentista consegue abastecer as três sem a gente precisar mexer nelas”.

A programação prevê que o grupo durma nessa primeira noite de viagem ma cidade de Corrientes. “São 800km, quase 900km de Lajeado, fazer a Duana amanhã, que é um processo mais burocrático, demora um pouco, e tocar mais uma noite até Termas de Rio Hondo, depois disso a gente chega no destino”, relata o motociclista. Após conhecer a região de Salta e Cafayate, o grupo iniciará o retorno para Lajeado, com previsão de chegada no sábado, dia 23 de abril, totalizando nove dias de viagem.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui