Grupo de bombeiros voluntários do Vale do Taquari viaja para Portugal e Espanha para participar de qualificação

Os socorristas ficarão 15 dias na Europa. Quando voltarem, a ideia é replicar os conhecimentos com os companheiros de profissão


0

Um grupo de bombeiros voluntários do Vale do Taquari, integrantes da Associação Gaúcha de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio (Asgresci), viaja para um roteiro de 15 dias em Portugal e na Espanha. Eles embarcam para a Europa dia 3 de maio. A viagem estava programa há mais tempo, mas foi adiada em função da pandemia. A intenção é realizar uma capacitação e, na volta, repassar os treinamentos com os colegas de profissão aqui.

Em entrevista ao Redação no Ar desta quarta-feira (27), os bombeiros voluntários Neimar Golçalves dos Santos e Jair Antônio Kaiber detalharam o roteiro. Eles explicaram que a associação, que tem sede no Centro Administrativo de Teutônia, foi criada após a grande enchente que atingiu o Vale do Taquari em 2020. Um dos focos em Portugal será um treinamento de combate a enchentes urbanas.

O grupo viaja com recursos próprios e uma parte arrecada por meio de uma rifa solidária. Eles desembarcam dia 4 de maio em Portugal. No dia 5, têm uma recepção na Prefeitura de Vila do Conde, perto da cidade do Porto. Dia 6 o grupo vai para um centro de treinamento considerado um dos maiores da Europa em Pontevedra, no noroeste da Espanha, com 15 hectares de extensão. Lá há três aviões para simular resgate e combate a incêndios em aeronaves.

Os voluntários retornam no dia 7 para Vila do Conde, quando conhecerão as instalações do quartel dos bombeiros e iniciam um treinamento prático durante os próximos dias. Além disso, em 9 de maio, eles participam de uma formação em combate e resgate veicular, com técnicas e ferramentas para remoção de vítimas encarceradas. Já no dia 10, participam de um laboratório em incêndios florestais com um renomado perito florestal internacional.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui