Grupo de Estrela promove semana para discutir Lixo Zero

Interessados podem inscrever ações até o dia 10 de outubro.


0
Voluntárias Luana Hermes e Aline Hedlund concederam entrevista à Rádio Independente (Foto: Caroline Silva)

Há alguns meses, um grupo de voluntários de Estrela decidiu dar espaço para a sustentabilidade e reciclagem na região. O coletivo representa no Vale do Taquari o Instituto Lixo Zero Brasil, que busca incentivar novas atitudes nas comunidades promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade.


OUÇA A ENTREVISTA


 

Aline Hedlund é uma das embaixadoras do movimento em Estrela, e diz que a ideia é fazer as pessoas refletirem para onde seu lixo está indo ao descartá-lo. “Nós estamos chegando no Vale pra fortalecer mais ainda e falar sobre sustentabilidade, economia circular, gestão dos resíduos sólidos, principalmente. A gente vem pra dar apoio, suporte, fazer trocas, conversas, e incentivar os projetos que já estão em andamento aqui no Vale, e que, às vezes, são poucos divulgados”.

Do dia 23 de outubro a 1° de novembro o grupo irá promover em Estrela uma semana especial para discutir o Lixo Zero, com o tema ‘O lixo zero inspira sua cidade a quê?’ A também embaixadora do grupo, Luana Hermes, diz que todos podem participar ou colaborar. “A gente projeta para essa semana ações voltadas para a sustentabilidade, em que empresas, pessoas físicas, entidades, associações, podem divulgar o seu trabalho que está sendo feito, e dar dicas de boas práticas, sempre envolvendo o lixo zero”.

Aline também explica que “o conceito lixo zero parte do princípio do desvio de aterro. Hoje, mundialmente, 97% do lixo vai para lixões ou é aterrado porque a gente vêm de uma economia linear, onde a gente extrai, consome e descarta, e o conceito lixo zero vem para alterar essa visão”.

Semana Lixo Zero

O evento irá ocorrer de forma online e gratuita, a fim de mobilizar, promover o debate e a conscientização da comunidade. Empresas, entidades ou qualquer pessoa pode participar. “Além de cadastrar uma ação que deve ser feita até o dia 10 de outubro, as pessoas podem nos incentivar através da divulgação das ações, ou da participação na semana, que vai de 23 de outubro a 1º de novembro”, destaca Luana.

Para cadastrar uma ação basta preencher um formulário de inscrição clicando aqui até o dia 10 de outubro. O coletivo Estrela Lixo Zero também conta com perfil no Instagram, onde atualiza informações sobre o tema.

Texto: Caroline Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui