Grupo de turistas do Vale do Taquari que ficou trancado na nevasca do Chile começa retornar ao Brasil nesta quinta-feira

Entre as 34 pessoas estava uma criança e 29 idosos, eles ficaram trancados na região dos Andes no Chile, foram resgatados pelo exército e depois de dias de espera começam a viagem de volta ao país


0
Grupo do Vale do Taquari deveria ter retornado no dia 14 (Foto: Arquivo pessoal)

Após momentos de aflição e incertezas, o grupo de turistas do Vale do Taquari deve chegar ao Brasil no próximo sábado (23). As 34 pessoas, entre uma criança, adultos e idosos, ficaram presos na nevasca do Chile, que trancou estradas na aduana chilena na última semana. Na quinta-feira (21), o grupo começa a retornar para casa.

O turista Gerson Henrich, conta que a viagem deveria ser do dia 6 a 14, mas após dois dias eles ficaram presos na região dos Andes, tiveram que ser resgatados pelo exército e foram alojados enquanto as estradas não eram liberadas. “Só conseguimos aproveitar dois dias, depois tivemos que ficar em hotel, não pudemos voltar na data prevista e agora esperamos para amanhã começar a jornada de ir para casa. Ainda temos dois mil quilômetros pela frente”, relata o integrante do grupo que agora está em Santiago.

Com expectativas de chegar no Vale do Taquari no sábado, eles precisam passar novamente pela Cordilheira, local que ainda tem neve. “Partiremos amanhã em direção a Mendoza na Argentina, mas há muitos caminhoneiros na pista. Então a chegada de sábado é uma previsão.”

Henrich tem uma filha de 6 anos, que também está no grupo de turistas, além de idosos. O morador de Estrela cita que a maioria está com gripe, dor de garganta e dores no corpo, por conta do frio e de tudo que vivenciaram. “Tivemos muito medo, ficamos 4 dias na Aduana sem saber o que aconteceria, dois dias sem comida só com poucos lanches, como salgadinho e bolacha, além de ficarmos dormindo no ônibus”, recorda.

Os dias a mais que o grupo de turista ficou no Chile foi de responsabilidade da empresa de turismo, mas o Consulado ajudou os brasileiros através do Exército Chileno, de acordo com afirmações de Henrich.

Relembre o caso

No dia 9 o grupo de moradores do Vale do Taquari ficou preso na aduana do Chile por conta da nevasca que atingiu a região, a temperatura chegou a 18° negativos.

Entre os dias 9 e 10 o grupo ficou sem refeições, apenas com lanches que conseguiam comprar e alojados dentro do ônibus de turismo. No dia 11, com a chegada do governo, essas questões foram melhoradas.

No dia 12 eles foram resgatados pelo caminhão do Exército Chileno e levados para Santiago

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui