Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela buscam reconhecimento do Guiness Book

Retomada dos encontros e apresentações na Estrela Multifeira 2021 também pautaram a entrevista


0
Andréas Hamester, instrutor e coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela; e Ênio Schwingel, administrador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela (Foto: Rodrigo Gallas)

A retomada dos encontros dos grupos folclóricos, apresentações na Estrela Multifeira 2021 e reconhecimento no Guiness Book foram pauta do programa Panorama desta terça-feira (26). Pauta para o instrutor e coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, Andréas Hamester, e o administrador dos Grupos, Ênio Schwingel.

De acordo com levantamento feito pelos gestores do Grupo, em contato com organizações do mundo todo, o Grupo de Danças Alemãs de Estrela é maior do mundo em número de participantes, com 492 integrantes. No ano que vem, no Festival do Chucrute, quando todos os grupos estão reunidos, o encontro deverá ser filmado para registrar de forma oficial. A partir disso será feito o pedido de oficialização da marca ao Guiness Book – O Livro dos Recordes.

Segundo Hamester, os 17 meses sem ensaio parecem que não aconteceram, pois o retorno contou com mais participantes e com ainda mais energia nas danças. “Foi uma aprendizagem, estamos muito felizes com esta retomada”, enaltece.

O recomeço ocorreu no mês de agosto. Mesmo sem atividades presenciais, o Grupo se manteve ativo na pandemia com atividades virtuais, sendo assim o grupo de danças folclóricas alemã mais antigo do Brasil, com 58 anos de atividades ininterruptas, destaca Schwingel.

 

Estrela Multifeira 2021

As danças típicas e a gastronomia alemã estarão garantidas também na Estrela Multifeira 2021. Assim como nas últimas duas edições, o Minifestival do Chucrute vai recriar o ambiente e as atrações do evento tradicional da cidade em um espaço que contará com 300m² de área coberta e um beer garden, onde, além das apresentações dos grupos folclóricos, também será servido um café colonial.

De acordo com Hamester, as exibições artísticas envolverão cerca de 300 dançarinos e a gastronomia estará a cargo da comenda do festival, a qual servirá um buffet por kg idêntico ao do evento tradicional, com especialidades quentes e frias, como tortas, pães, bolos, linguiças, salsichas, nata e schimia. Os grupos também farão apresentações no palco do Espaço Cultural da feira.

A Estrela Multifeira ocorre nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6 e 7 de novembro, no Porto, e é uma realização da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Cacis). RG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui