Guacamole, uma iguaria típica da culinária do México

Esta iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizadores espanhóis, foi exportada para a Europa.


0
Foto: Ilustrativa

O guacamole é uma iguaria típica da culinária do México, servida com uma grande variedade de pratos e geralmente acompanhada com pico-de-gallo e nata azeda. É basicamente um puré de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.


ouça o quadro

 


O nome “guacamole” tem origens indígenas: “Ahuacatl” (abacate) e “mole”, um nome genérico para “molho”. Segundo a tradição pré-hispânica, a forma de se fazer guacamole foi ensinada ao povo Tolteca pelo deus Quetzalcóatl. Esta iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizadores espanhóis, foi exportada para a Europa.

Ingredientes

300g de abacate (sem casca e caroço)
1 xícara de chá de tomate picado
1 xícara de chá de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 limão (somente o suco)
Coentro a gosto
1/2 colher de café de sal
1/2 pimenta dedo de moça

Modo de preparo

Retire a polpa dos abacatese e em uma tigela, amasse com um garfo até formar uma pasta. Adicione a cebola picada ,o tomate picado, a pimenta dedo-de-moça sem sementes e mexa. Adicione o suco de limão e o azeite de oliva e tempere com sal. Misture até ficar homogêneo.

Marcos Frank, médico e gourmet. Confira as receitas na página do Instagram: @hungryp@2020!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui