Gustavo Adolfo e Univates firmam parceria em projeto que levará alunos do ensino médio para universidade

Proposta é chamada de novo Ensino Médio Colégio Gustavo Adolfo campus Univates. Evento desta quarta-feira (1º) também contou com lançamento do Projeto Bilíngue


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Univates e representantes do Gustavo Adolfo assinaram contrato que firma a parceria (Foto: Gabriela Hautrive)

Inovar, mudar e proporcionar novas experiências aos estudantes, foi com essa proposta que o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo (GA) firmou parceria com a Universidade do Vale do Taquari, e lançou o novo Ensino Médio Colégio Gustavo Adolfo campus Univates e o modelo do Projeto Bilíngue, em evento realizado na manhã desta quarta-feira (1º) no Teatro Univates, com apresentação da Orquestra Gustavo Adolfo-Univates.

O novo ensino médio vai além de uma adequação à legislação federal. A proposta é de um ensino baseado nas necessidades da região, a partir de pesquisas de dois anos desenvolvidas pelo colégio e usando as estruturas da Univates. Um dos destaques a partir da parceria é que os alunos participarão de disciplinas eletivas de cursos técnicos (1º e 2º anos) e de graduação (3º ano) da instituição.


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– Diretor do Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter(Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o diretor do Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter, a inovação vai ao encontro das mudanças que o educandário vem fazendo ao longo de sua história. “Nessa última década, além de triplicar nosso número de estudantes e espaços, o GA protagonizou o maior festival da literatura da região, construímos uma biblioteca com mais de 20 mil livros literários, modernizamos toda nossa estrutura e nossa forma de ser escola, com nossos estudantes, e em especial, com nossos professores”, relata.

Diante disso, o diretor entende que o espaço universitário não é apenas um local para pesquisa, mas sim desenvolvimento e protagonismo. “Concluímos que parcerias somam e que podem agregar valor para sua comunidade, passamos a ser mais plural”, diz.

Reitora da Univates, professora Evania Schneider, (Foto: Gabriela Hautrive)

A reitora da Univates, professora Evania Schneider, também falou sobre a parceria, como sendo um momento muito importante para universidade, mas principalmente para educação do Vale do Taquari. “O modelo desenhado pelo Colégio Gustavo Adolfo, juntamente com a Univates, traz um ensino inovador, que coloca os estudantes como protagonistas da sua formação, que inspirado no nosso modelo do Aula+, traz questões da vivência do dia a dia da nossa comunidade”, destaca.

Vice-prefeita de Lajeado, Glaúcia Schumacher,(Foto: Gabriela Hautrive)

A vice-prefeita de Lajeado, Glaúcia Schumacher, que também é professora, pediu para que os estudantes aproveitem as oportunidades que as instituições estão lhe oferecendo. “Independente do que vocês vão ser, dona ou dono de casa, vão ter conhecimento, vão ter argumento e vão conseguir conversar, discutir, ter posição. Voem alto, sejam felizes, mas tenham conhecimento, pois isso é tudo na vida”, pondera.

Outro projeto do Gustavo Adolfo, lançado no evento, foi o Bilíngue, que entra em prática a partir de 2022, com a proposta de dois professores simultâneos, em Português e Inglês, para alunos que ingressarem no Nível III da Educação Infantil, crianças de 5 anos e no 1º ano do Ensino Fundamental, alunos de 6 anos. Os estudantes terão contato com as duas línguas desde cedo e de forma integral, incentivando o desenvolvimento do segundo idioma. Eles terão a mesma grade curricular – Ciências Naturais e Ciências Humanas, Matemática, Português, Religião (Ética) e Artes – porém, dois docentes.

O professor responsável pelo Projeto Bilíngue do GA, Jairo Goetz, complementa que “os professores titulares estarão em total sintonia para que os estudantes consultem ambos os docentes. Vão ter disciplinas com foco maior numa língua, mas a outra estará contribuindo também, para que o estudante vivencie e se habitue aos dois idiomas”. A proposta que se inicia no último ano da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental levará o estudante ao Ensino Médio com proficiência em nível B1, que é intermediário, no qual a pessoa compreende e consegue reproduzir discursos de assuntos que lhe são familiares.

Como vai funcionar o novo Ensino Médio

O projeto do Novo Ensino Médio rompe com as disciplinas, e o currículo passa a ser por áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais – e suas tecnologias). Os estudantes do mesmo ano escolar terão, ao mesmo tempo, as mesmas áreas, porém, com professores de diferentes disciplinas que juntos planejam o conteúdo e a dinâmica das aulas.

Os materiais de apoio serão 100% digitais. Além da formação geral básica (1.800h), os estudantes terão formações específicas pautadas nos seguintes pilares: vivências e experiências (1.160h) inclui: eletivas (280h): participação em disciplinas dos cursos técnicos da Univates para estudantes de 1º e 2º ano/EM e em cursos de graduação para estudantes do 3º ano/EM.

São 25 opções de cursos técnicos e 49 cursos de graduação diretamente interligados às áreas de conhecimento proporcionadas pelas Trilhas. Projeto de vida (240h): construção da caminhada, focada em autoconhecimento, com suporte de professor em formato EAD síncrono; Estúdio (480h): neste componente curricular, os estudantes serão desafiados, em grupos, a desenvolver estudos orientados pelos docentes, envolvendo diferentes projetos; Estudos avançados (160h): exclusivo para o 3º ano do Ensino Médio, para ampliação de conceitos e habilidades abordando conhecimentos a serem revistos ou aprofundados.

As Trilhas (640h) terão o aprofundamento das áreas de saúde (Sanus), engenharias (Faber) e humanidades (Domus). A partir do 2º ano/EM, o estudante vivenciará experiências nas três Trilhas para que, a partir destas, possa escolher a área de sua preferência para o aprofundamento. Para a definição das áreas de conhecimento, levou-se em consideração dados da pesquisa realizada com lideranças regionais.

Veja o vídeo

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

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