Gustavo Adolfo lança primeira marca mutante poética da região

O anúncio oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) para autoridades, imprensa, estudantes e famílias


0
Diretor apresentou a nova identidade visual (Foto: Elisangela Favaretto)

O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo lançou, na manhã desta quarta-feira (13), a sua nova marca a autoridades, imprensa, estudantes e famílias. Colaboradores da instituição já conheceram a nova logo na noite de terça (12). A grande novidade em relação à proposta é o desenvolvimento de uma marca mutante poética, ou seja, o logo será trabalhado com variações desde que incluam as letras “GA”. Trata-se de uma proposição inédita na região.

A intenção é de externar a inovação, adaptabilidade, tecnologia, cientificidade, humanidade e criatividade que o GA tem como princípios. Para o lançamento, estudantes do Centro de Educação Básica desenvolveram algumas variações da marca que formaram uma exposição.

A instituição também apresentou o selo de 55 anos, que serão completados em novembro, dando início às comemorações para a data. O slogan oficial do GA passa a ser “Formação plena para transformar o mundo!”.

O diretor da instituição, Edson Wiethölter, destacou o momento como um dos grandes projetos entregues à comunidade escolar e da região durante os 55 anos. “Projetamos a entrega de cinco grandes projetos neste período que antecede esta data histórica. Três deles já estamos executando: turmas bilíngues na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; Novo Ensino Médio no campus Univates; Orquestra Gustavo Adolfo / Univates. Outro é a nova proposta de marca da instituição. E, ainda, teremos mais um projeto regional que deve ser lançado em 2023”, comenta.

Para o diretor, a nova logomarca desafia o grupo escolar a transformar o presente e preparar o futuro dentro de uma política de uma educação 5.0. Além disso, é a primeira marca mutante do Vale do Taquari. “Uma marca interativa onde as pessoas podem se imaginar, construir legados, momentos e lembranças e, para isso, estamos com todo um ecossistema estruturado, porque queremos nos tornar visivelmente impactantes dentro da comunidade. Assim como estamos patenteando essa logomarca, que já passou por todas as fases de aquiescência, a própria marca Vale do Saber também está sendo patenteada pelo Gustavo Adolfo”, relatou.

Outra novidade anunciada é que a partir do dia 1º de agosto, as salas de aula de 5º a 9º ano do colégio, no Bairro São Cristóvão, receberão quadros digitais de 80 polegadas, uma ferramenta mais interativa e dinâmica.

O presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Deolí Gräff, destacou a surpresa ao ver uma escola fazendo a reformulação da marca. Relatou que fez uma pesquisa sobre quem era Gustavo Adolfo e tratava-se do rei da Suécia, uma pessoa sempre à frente de seu tempo, que usava novas tecnologias, como o presidente estava observando no Colégio. Além disso, parabenizou o trabalho do diretor. “Feliz o colégio, escola, que tem um diretor como o Edson, uma liderança com potencial enorme. Tudo que está nesta marca está na pessoa do Edson”, frisou.

Nova logomarca (Foto: Elisangela Favaretto)

Nova marca para Lajeado

O prefeito Marcelo Caumo comentou que o município de Lajeado iniciou a discussão sobre a sua marca e o Colégio Gustavo Adolfo antecipou tudo isso. “Essa marca traz tudo o que a gente pensa sobre Lajeado, sobre desenvolvimento, base, espiritualidade e uma visão de 360 graus. Então cumprimento pela bela iniciativa e por mais uma vez estarem inovando na cidade”, pontuou.

Caumo lembrou do período da pandemia. “Há um ano discutíamos sobre a possibilidade ou não, de estarmos nos reunindo de forma presencial para esta atividade que é fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças, da comunidade e das famílias. Naquele momento de extrema dificuldade, nós do Poder Executivo resolvemos reunir um grupo de diretores para que nos ajudassem a tomar estas decisões difíceis e, analisando todos os conceitos que estão por trás da marca Gustavo Adolfo, a gente volta no tempo e vê estes conceitos na prática. Estes mesmos conceitos estavam nas nossas reuniões e deram sustentação para sermos o primeiro município a confirmar a volta das aulas presenciais”, comentou.

Novo selo (Foto: Elisangela Favaretto)

Marcas mutantes poéticas

A Diretora da empresa Marcas Mutantes e presidente da Associação Internacional de Investigadores de Marcas – Observatório de Marcas, Elizete Kreutz, que auxiliou na definição visual do GA, comenta que entre as vantagens da representação pela marca mutante poética está a flexibilidade e dinamicidade.

“Para honrar a marca, a sua identidade visual não poderia ser rígida nem sempre a mesma. A Identidade Visual Mutante foi a estratégia mais adequada, pois contempla todas as necessidades de representação da instituição. Na estratégia de marca mutante poética, as variações ocorrem espontaneamente, sem regras pré estabelecidas”, comenta ela.

Sobre o GA

Desde o início do ano, o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo conta com duas unidades: Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, no bairro São Cristóvão, que atende aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; e Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo campus Univates. São 725 estudantes matriculados e 117 colaboradores. AI/EF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui